A importância da História nos currículos escolares e na nossa vida

O Famoso escritor Afrânio Coutinho afirmou que a História"mostra o que os homens foram e fizeram, isto nos ajuda a decidir o que podemos ser e fazer". Partindo deste princípio, observamos que a História não é uma matéria que se restrije apenas ao passado,mais é de fundamental importância quando tratamos de seu relacionamento com o presente.

Quando as escolas, passarem a ver esta matéria, não como algo comezinho, que deve ser estudado apenas para o aluno"passar de ano",mais como matéria que faz parte da vida do educando, visto ser ele parte integrante dela, é que passará a construir verdadeiras cabeças pensantes,conscientes de suas ações enquanto agentes de transformação social. A História não deve ser vista como uma simples repetição de conhecimentos acumulados, ou apenas como matéria decorativa.Ela deve ser vista como instrumento de conscientizção dos homens na sua árdua tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais fraterna e mais justa.

Esta percepção só se fará possível quando o estudante perceber que a História faz parte de sua própria vida e que ele é responsável por ela, quanto agente de transformação social.

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 03/04/2015
Código do texto: T5193195
Classificação de conteúdo: seguro