Caro eu mesmo.

Campina Grande, 06 de Março 2015.

Caro Eu mesmo,

É com satisfação que venho por meio desta, te alertara para algumas coisas que farás durante toda sua vida.

Esclareço-lhes, que me escrevo ao passado no ano de 1980, quando então com 10 anos de idade. Hoje, me sinto bem confortável em te oferecer, do alto dos meus 40 e tantos anos, algumas dicas que te, ou me farão uma pessoa melhor em muitos aspectos da vida. Então vamos lá.

Em primeiro lugar, vou te dizer que não adianta nada aquela ansiedade pela chegada da adolescência, pois, logo chegará, e aí novos problemas surgirão. Aproveite com plenitude todas as fazes da sua vida sem se preocupar com problemas que não são inerentes a esta faixa etária, porque existem pessoas ou soluções para resolver aquilo que não é da sua ‘competência’, exemplo: Quando estiveres te olhando no espelho, admirando aquelas penugens que tardam a crescer em teu rosto, saiba que um dia vais achar um “saco” ter que fazer a barba diariamente, para ficar melhor apresentável no trabalho; Ou, quando gastas meio frasco de perfume para tentar arrumar uma namorada, e ‘pagar’ de gostosão com os colegas da escola. De nada adiantará, uma mulher vai aparecer, e ficar com você independente do seu exagero no perfume, do tamanho do teu bigode ou se és feio ou bonito.

Estude bastante, exaustivamente, aprenda todas às formulas matemáticas, toda tabela periódica, todos os aspectos do relevo, clima e tempo, e todas as datas comemorativas da nação: Dia da bandeira, dia do índio, dia do trabalho, dia da pedra, dia de tudo, e depois descubra por si só, que na prática, não terá a menor serventia quando escolheres a profissão de Chefe de cozinha. Apenas estudos específicos e aprofundados realmente farão a diferença na sua escalada profissional.

Não fume, não beba, não durma tarde, não coma gordura, não tome refrigerante, não acorde tarde, não chore, não se lamente, não sai no sereno depois de tomar uma sopa, não consuma muito gelado, nem muito quente, não fique muito tempo esperando para fazer xixi, e, sobretudo, não morra atropelado, pois, irás desperdiçar todos estes “nãos”, caso morras.

A vida te trará, quer você queira ou não, momentos de alegria e de tristeza, então, aproveite a bonanza, a fossa, a fartura, a falta de..., a sobra de..., a preguiça, a disposição, o bom tempo, a tempestade, a sorte, e principalmente aprenda com o que a vida lhe tem a oferecer, e tenha certeza de que tudo que vem pra você, de bom e de nem tão bom, você é merecedor.

Reze do seu modo: Peça saúde, agradeça bastante pela que tem; Peça proteção e proteja os desamparados; Se deixe corrigir, e dê exemplos bons aos que estão fazendo a coisa errada, seja caridoso e receba elogios se merecer, não minta muito, e finja que está acreditando na mentira do pabuloso; Seja corajoso quando necessário, e tenha medo quando for enfrentar o perigo. O medo é a linha tênue que divide o sábio do sabichão, que divide a cautela da precipitação.

Não coma a corda de seus amigos e colegas quando achar que não deve; Discorde de tudo que achar errado; Mantenha-se quieto na euforia, e torne-se eufórico nos momentos de alegria; Fique alegre mesmo sem motivos, e fique triste quando o momento exigir; Não chore nem beba o leite derramado; Não derrame o leite e nem o café, porque com certeza fará falta a alguém; Não faça trapaça, e se for trapaceado saia do jogo; Fundamentalmente respeite a todos, principalmente os mais velhos, saiba que você chegará lá.

Agora gostaria de deixar-me um recado para amanhã: Não se arrependa das coisas que fez, nem lamente as que não fez, apenas faça o seu melhor agora; Curta a vida com todos os seus problemas, e as suas peculiaridade, porque a vida é curta; Não escreva tanta besteira achando que as pessoas gostarão, e, principalmente, escreva o que der na telha para sua própria satisfação.

Maerson Meira. 06/03/2015

MAERSON MEIRA
Enviado por MAERSON MEIRA em 31/03/2015
Código do texto: T5190355
Classificação de conteúdo: seguro