Inclusão versus Integração

Inclusão versus Integração

Nos últimos anos muito se tem falado a cerca de Inclusão e Integração, porém, se faz necessário que saibamos o que é integrar e incluir para que possamos tomar a atitude correta em relação aos nossos alunos especiais.

Compreender o significado de Inclusão e Integração é necessário e urgente, pois ainda encontramos uma carga de preconceito muito grande entre os alunos quando o assunto é crianças com determinada deficiência. Então, qual seria o papel da escola e dos professores quando o assunto for integrar? Segundo A Política de Educação Especial (MEC, SEESP):

A integração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto relacional, legitimando sua interação nos grupos sociais. A integração implica em reciprocidade. E sob enfoque escolar processo gradual e dinâmico que pode tomar distintas formas de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos. Sob o enfoque psicossocial, a integração representa, portanto, uma via de mão dupla, envolvendo os portadores de deficiência e a comunidade das pessoas consideradas "normais" (1994 p. 18).

Assim, a integração escolar, tem sido avaliada como um processo de educar-ensinar juntas crianças que são supostamente rotuladas como “normais” (termo que merece uma discursão) com crianças portadoras de deficiência, durante uma parte, ou na totalidade do tempo de permanência na escola. Na verdade, trata-se se um processo gradual e dinâmico que assume distintas formas, e tem como base as necessidades e características de cada aluno, considerado o seu contexto socioeconômico. Ou seja, os alunos que devem ser "preparados" para integração total, no ensino regular.

Já a noção de inclusão não é incompatível com a de integração, como a priori imaginei, entretanto, institui a inserção dos alunos de uma forma mais radical, completa e sistemática. A meta primordial da inclusão é a de não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo. As escolas inclusivas propõem um modo de se constituir o sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que esse sistema educacional precisa ser reestruturado em função dessas necessidades.

Mas, estão as escolas e os profissionais da educação preparados para receber os alunos com alguma deficiência em seu meio? E o que dizer dos demais alunos e sociedade, como eles encaram essas crianças? Discursões como essas abordarei em meu próximo texto. Aguardem...