ode aos nordestinos.

eu sou uma pessoa que ama profundamente os nordestinos. amo sua identidade dentro da nação brasileira.

observando atentamente ao povo brasileiro, com sua multi particularidade em cada cidade, estado, região, em cada área deste país continente, acaba por remeter a experiências únicas.

dentro desse cenário, ao meu ver, os nordestinos trazem sua força, sua autenticidade, seu olhar claro sobre o cenário em que está integrado, ainda que desconhecido para os mesmos no início.

donos de um posicionamento próprio, de uma identidade comum ao nordestino, de uma verdade sertaneja em sua alma, acabam por construir ao redor mundo através dos próprios punhos, da sua religiosidade, de sua firmeza, de seu caráter, do jeito de encarar e de se fazerem diante da suas realidades.

pra mim, se o Brasil é um prato, com um sabor peculiar, o seu tempero é fornecido pelo nordeste.

na arte, na arquitetura, na construção da sociedade brasileira, nos valores religiosos, sempre contamos com a participação ímpar desses nossos pares.

escrevo este ode aos nordestinos, limitado nas palavras que o compõe, pois estas não consegue acompanhar nem de perto o que sinto, não terei termos para traduzir e expressar como este povo me é querido.

só espero que fique claro a minha enorme gratidão, respeito e amor.

que seu caleidoscópio multicoloridos, sua espetacular fé, sua inenarrável esperança de vida e do viver, sua persistência, sua fibra, seu jeito peculiar de se organizarem, de se reinventarem.

aos nordestinos e seus descendentes (que também sou, por parte de pai), que são meus amigos próximos, são especialíssimos em minha vida, com sua alegria contagiante, com seus dramas de vida, com seus questionamentos, entre outras características tão suas.

sobretudo agradeço à DEUS por me permitir viver num país tão rico de influências e que dentro delas se traduz no luar do sertão e no olhar humilde e vibrante do sertanejo, com especial atenção do sertanejo nordestino.

nordeste sinceramente eu te amo imensamente, apesar de ainda não lhe conhecer, a não ser pelo que me é dito pelos filhos teus, pelo modo como consigo ver-lhe através de seus olhos e expressões.

mas ainda que platônico seja este meu amor, é tão pulsante e vibrante em meu coração e alma, que me sinto pelo nordeste aconchegado.

espero sinceramente um dia poder ser acolhido, pelo imenso coração nordestino a pulsar.

Paulo Jo Santo

Santos/SP, Saboó

28/07/2013 - 15h04

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 28/07/2013
Reeditado em 28/07/2013
Código do texto: T4408638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.