EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO, NOSSO ÚNICO PROBLEMA. O RESTO É BRINCADEIRA.

MUITO MAIS QUE SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA OU PROFISSIONAL, MUITO MAIS QUE QUEM VOCÊ ACHA QUE É, OU A OPINIÃO DOS OUTROS SOBRE VOCÊ, O QUE VALE MESMO É QUEM E O QUE VOCÊ REALMENTE É. E ISSO SÓ VOCÊ PODE MOSTRAR AO MUNDO. E NÃO TEM CORRELAÇÃO COM O QUE VOCÊ TEM, OU SUAS QUALIFICAÇÕES UNIVERSITÁRIAS.

O QUE VOCÊ É, COMO INTERAGE NO MEIO QUE VOCÊ VIVE, O QUANTO VOCÊ INFLUENCIA BEM OU MAL AS PESSOAS, TUDO QUE É ESSENCIAL EM SUA MANEIRA DE SER, TUDO QUE ACALMA E TUDO QUE INQUIETA VOCÊ INTERNAMENTE, SEUS DESCONFORTOS E EMOÇÕES, SUA INCAPACIDADE DE LIDAR COM SITUAÇÕES QUE SÃO NORMAIS PARA OUTRA PESSOAS, TUDO ISSO FOI FORJADO NA SUA PRIMEIRA INFÂNCIA. FORJAR É DAR A RESISTÊNCIA CORRETA AO AÇO. FORJADO NO REAL SENTIDO DESSA PALAVRA: A GERAÇÃO E O NASCIMENTO DA PESSOA (PERSONA) QUE HOJE É VOCÊ, DA SUA ESSÊNCIA.

A FORJA NA QUAL VOCÊ FOI FEITO CHAMA-SE EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTIGAMENTE CHAMADA “MATERNAL E JARDIM DA INFÂNCIA”, COM ALGUMAS DIFERENÇAS:

• HOJE A CRIANÇA FICA O DIA TODO NA ESCOLA. ANTES FICAVA UM PERÍODO.

• ANTES A CRIANÇA ASSUMIDAMENTE IA BRINCAR, PINTAR, ETC. HOJE, VIVE NA ESCOLA ENQUANTO ACORDADA, COM TUDO QUE ISSO IMPLICA: FAZ XIXI, CÔCO, TOMA BANHO, COME, DORME E, PRINCIPALMENTE, INTERAGE COM PESSOAS FORA DE SUA FAMÍLIA: CRIANÇAS, PROFESSORAS, FUNCIONÁRIAS, MOTORISTA, ETC..

• NORMALMENTE OS PAIS LEVAVAM E BUSCAVAM AS CRIANÇAS À ESCOLA. HOJE A MAIORIA VIAJA EM VANS, ÔNIBUS, ETC., NORMALMENTE LOTADOS E COM TRAJETOS LONGOS.

• AS CRIANÇAS ERAM CUIDADAS POR JOVENS NORMALISTAS OU POR BABÁS. HOJE SÃO CUIDADAS POR PEDAGOGAS E PROFESSORAS.

• ANTES SOMENTE HAVIA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS PARTICULARES (ENSINO PARTICULAR). HOJE O SISTEMA PÚBLICO OFERECE ESSE SERVIÇO.

E MUITAS OUTRAS DIFERENÇAS. A MANEIRA DE VER A CRIANÇA MUDOU. A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA ERA OUTRA, ANTES ESTIMULAVA-SE O RACIOCÍNIO LÓGICO E HOJE SABE-SE QUE É MAIS IMPORTANTE INCENTIVAR A SOCIALIZAÇÃO. MAS ESSA PARTE É DOS ESPECIALISTAS.

QUERO FOCAR NO QUE A NOSSA INCAPACIDADE DE LIDAR COM VIDA DITA “MODERNA”, PROVOCA NAQUILO QUE SERÁ ESSENCIAL NA SOCIEDADE DAQUI HÁ 15 OU 20 ANOS: AS PESSOAS QUE COMPORÃO ESSA SOCIEDADE. AS PESSOAS SÃO A FINALIDADE ÚLTIMA DA SOCIEDADE, QUE CADA VEZ MAIS TERÁ UM NÚMERO IMENSO E CRESCENTE DE INDIVÍDUOS.

E, SEM QUERER SER PESSIMISTA, A CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ, OS PROBLEMAS ATUAIS SERÃO AMPLIADOS. É TRISTE, MAS A MEU VER, BOA PARTE DESSA SOCIEDADE JÁ ESTÁ CONTAMINADA. ME REFIRO ÀS CRIANÇAS QUE, HOJE, ESTÃO EM IDADE DE 0 A 5 ANOS. PRATICAMENTE TODAS ELAS VÃO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

DE MANHÃ, SÃO ACORDADOS PELOS PAIS E, AINDA SONOLENTOS, ENTREGUES À ESCOLA.

OS PAIS TRABALHAM E, A SEMELHANÇA DE SOLDADOS, OS PEQUENOS ACORDAM TODOS OS DIAS À MESMA HORA, POIS OS PAIS NÃO PODEM PERDER A HORA DE CHEGAR AOS SEUS TRABALHOS. NO FINAL DA TARDE, SÃO RECOLHIDOS, MUITO JÁ SONOLENTOS, CHEGAM EM CASA, JANTAM ( NO BRASIL, SÓ AQUELES QUE OS PAIS PODEM PROPORCIONAR UM JANTAR), E DORMEM. DIA SEGUINTE TUDO OUTRA VEZ. PARECE ROUPA DE LAVANDERIA. VOCÊ DEIXA DE MANHÃ E PEGA À TARDE.

O QUE ACONTECE ENTRE O DEIXAR E O PEGAR AS CRIANÇAS? O QUE REALMENTE ACONTECE? SÓ AS CRIANÇAS, OS EDUCADORES E FUNCIONÁRIOS SABEM. AS CRIANÇAS NÃO POSSUEM MATURIDADE E COMPREENSÃO PARA RELATAR O OCORRE. E, O QUE É PIOR, A GRANDE MAIORIA DOS PAIS NÃO ESTÁ FOCADA NISSO. SE OS FILHOS TIVEREM A SORTE DE

CAIR NUMA CLASSE DE EDUCADORES CONSCIENTES, ATUALIZADOS, QUE PASSEM OS VALORES HUMANOS FUNDAMENTAIS DE MODO A FORMAR PESSOAS EQUILIBRADAS E QUE VEJAM O SEU PRÓXIMO COM AMOR, TUDO BEM. MAS ISSO NEM SEMPRE OCORRE, POIS TEMOS QUE COMPREENDER QUE GRANDE PARTE DOS EDUCADORES JÁ POSSUEM UMA FORMAÇÃO ANTIGA, DESATUALIZADA, E, POR SUA VEZ, TÊEM CERTEZA QUE CONHECEM A EDUCAÇÃO IDEAL PARA OS FILHOS DOS OUTROS E TRATAM CRIANÇAS PEQUENAS, AINDA BÊBES, COMO PRÉ ADOLESCENTES. NÃO ENTENDEM OS PEQUENINOS. DETESTO COMPARAÇÕES ASSIM, MAS BÊBES SÃO COMO UMA CASA VAZIA, UM CARRO ZERO QUILOMETROS OU UM COMPUTADOR SEM NENHUMA PROGRAMAÇÃO EM SEU DISCO RÍGIDO. QUEM VAI CARREGAR DE MÓVEIS, DE DESEMPENHO E DE DADOS SÃO OS PAIS E EDUCADORES. TUDO ISSO SÓ FUNCIONA SE OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS CONHECEREM SUA PROFISSÃO E OS PRODUTOS QUE MANUSEIAM, OU SEJA, MÓVEIS , COMBUSTÍVEL E PROGRAMAS CONFIÁVEIS. E, ACIMA DE TUDO ISSO E MAIS IMPORTANTE, É AMAREM SUA PROFISSÃO.

ENTÃO, “MONTAR” UMA PESSOA PRECISA DE COMPETÊNCIA, SENSIBILIDADE E AMOR.

COM ISSO, PRATICAMENTE TODOS OS NOSSAS MAZELAS SOCIAIS ( CRIMINALIDADE, MISÉRIA, ETC.) DIMINUIRÃO SENSIVELMENTE.

Paulo Miorim 25/11/2012