Pedro Balbino Cardoso: sociologia e ondas curtas no nordeste brasileiro

Natal, 1º de maio de 2012.

Prezado Acir,

Peço desculpas por não ter respondido sua cartinha antes, pois a mesma quando chegou, estava fazendo uma reforma em casa e sua carta foi guardada junto a outros papéis, só agora a encontrei.

Sim, fui um dexista apaixonado pelas ondas curtas de emissoras internacionais, tive contatos com as seguintes rádios: Rádio Nederland da Holanda, Rádio Vaticano, BBC de Londres, Rádio Tirana da Albânia, D. Welle da Alemanha, Rádio Suiça, Rádio Portugal, A Voz da Rússia, Rádio Havana, Familli Radio dos EUA, e outras.

Hoje não escuto nenhuma, pois muitas deixaram de transmitirem para o Brasil, outras não “pega” mais aqui. Próximo da minha casa tem uma rádio que tem uma antena de longo alcance e, interfere em minhas escutas. Também os receptores de hoje não são bons como os de antigamente. Por isso, meu caro amigo, deixei meu hobby preferido.

Fiz um curso de dexismo de um clube de São Paulo. Participava de reuniões em um clube daqui. Mantinha correspondência com mais de vinte ouvintes do Brasil e exterior. Tenho um álbum com adesivos de várias rádios internacionais, também tenho canetas, boton, chaveiros, folhetos, revista, livro, postais, cartões QSLs, e não tenho mais porque os Correios não entregavam os prêmios que ganhava de concursos promovidos pelos programas. Deixei de receber, camisetas, relógio, receptor, e muitos brindes que me eram enviados. Por isso meu amigo, fui desgostando e deixei de vez meu hobby.

Hoje, se fosse morar em outro ponto que não tivesse interferências, talvez procurasse adquirir um receptor que “pegasse” ondas curtas e voltasse à escutá-las! Sim, mencionei que era assíduo da Rádio China, Japão, HCJB do Equador e Rádio França que guardo com carinho uma camiseta e boné!

Muito perdi em parar com esses contatos amigáveis com as emissoras e com os ouvintes de várias partes do Brasil e de outros países, pois muito enriqueceu meus conhecimentos como você disse, culturais e pessoais. Sim, você está se formando em História. É um bom curso, mas eu se tivesse condições de ter estudado mais, gostaria de Geografia!

Acontece muitas coisas curiosas: uma vez recebi carta de um ouvinte de Angola. Ele disse que encontrou na praia um papel com meu nome e endereço em uma relação de nomes de ouvintes de toda parte do mundo, da Rádio Suissa. Fizemos amizade e ele me confidenciou que tinha sido separado da família por motivo de uma guerrilha que estava acontecendo lá. Lamento que esse amigo nunca mais escreveu-me. Temo que algo tenha acontecido com ele.

Agora, minhas apresentações: tenho 64 anos, casado, quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres. Um neto (06 anos), que é nosso “mimo”. Aindo estou trabalhando, mas no próximo ano deixo, pois me aposentarei. Como lhe afirmei, meu hobby foi nas ondas curtas e fazer amigos, mas hoje, curto fotografias, quando vou ao interior do Estado curto muito! Gosto das pessoas simples, honestas e tementes a Deus, não importa a religião. Sou católico, mas não sou contra as outras, desde sejam humildes, pois todos somos irmãos, em Cristo somos um só! Sempre gosto de estar informado com os acontecimentos atuais, bons e ruins, principalmente com esses políticos corruptos que denigride a imagem do Brasil lá fora.

Sobre o nordeste o que tenho a lhe dizer é que está faltando uma política de incentivo ao povo trabalhar com “mais garra”, pois, os velhos não podem mais, e os mais novos não querem enfrentarem o trabalho pesado do campo e migram para a capital causando transtorno de desemprego, moradias, que é o grande problema social. Este ano em quase todos os Estados nordestinos há seca, a falta d'água já assola muitas cidades.

Como eu já disse, está faltando interesse político para amenizar esses dois sofrimentos. Se constituissem mais barragens, açudes, canais, cisternas, sistemas de irrigações, adutoras, com certeza a situação seria bem melhor, pois no Nordeste tudo que se planta dá! O exemplo é que o RN foi o maior exportador de melões para a Europa. Pernambuco produz uvas com irrigação do rio São Francisco. Não concordo com as “esmolas” que o Governo vem distribuindo com a população pobre, como bolsa escola, bolsa família, vale gás e outros auxílios miseráveis. O que deve ser feito é criar empregos, cuidar melhor da saúde e segurança. Também preparar os jovens com cursos profissionalizantes para ter “mãos de obras qualificadas”. Assim, nossa região seria bem melhor, se equiparando com as demais regiões!

Sim, tenho um genro formado em História pela UFRN. Ele ensina em algumas escolas. Estou enviando cópias de reportagens que foram publicadas aqui, pois Natal tem muitos amantes das ondas curtas. Eu fui um!

Natal é uma capital com quase 900 mil habitantes. O turismo é a fonte de renda, embora as autoridades estão descuidando da infraestrutura, segurança e atrativos. Aqui o sol brilha sempre. O calor é constante, mas na sombra é formidável, pois tem boa umidade do ar. Já foi mencionada como a ar mais puro do Brasil, segundo a NASA!

O pessoal daqui são favoráveis, tem até de mais! São 6 rádios FM, 5 AM, 5 Tvs, 4 jornais diários. A violência, os crimes, a insegurança já chegou aqui, mas há quem diga que tem outras capitais do Nordeste mais violentas! Vou parando por aqui pedindo desculpas pela longa carta, pois se eu resumisse não satisfaria meu ego!

Desejo-lhe sucesso no seu curso e em suas escutas. Espero mantermos boas amizades e prontifico-me a sua disposição para eventuais informações que estiverem ao meu conhecimento! Fica com a proteção de Jesus, juntamente com seus familiares, pois, “a família é a base estrutural de um ser!”

Abraço fraterno,

Pedro Balbino Cardoso – pbcardoso@bol.combr

(Façam contatos com o autor comunicando o bem que fez a leitura de sua missiva)