A "TIPOLOGIA" DUM PUXA-SACO:

Conforme caminhamos pela vida percebemos que alguns tipos de perfis comportamentais do nosso entorno nos passam a ser, além de diagnosticados instantaneamente com maior frequência no meio, algo menos palatável à nossa já não tão condescendente aceitação da tão variada apresentação do tudo de mais perigoso e camuflado que nos cerca pela vida.

A bem da verdade, sinto que o tempo nos torna menos pacientes, quiçá mais intransigentes com certos tipo de comportamentos maleáveis demais, aqueles que falsamente se acomodam à qualquer situação desde que se tire dela algum proveito mediato ou nem tanto. É assim que sinto e caracterizo o perfil dos puxa-sacos.

Não sei se é dos tempos de hoje a tal epidemia deles, todavia estão disseminados, e saibam, um puxa- saco que se preza é um insidioso INVESTIDOR em si mesmo.

É um apostador de todas as sua fichas nas mais promissoras ocasiões!

Digamos que é quase...um político nato de todas as legendas!

Aproveita-se de qualquer oportunidade para exercer seu papel de camaleão, geralmente pessoas de personalidade invejosa, hipócrita, fraca e insegura.

Um puxa- saco que se preza nunca acredita nele mesmo, mas não admite sua insegurança nem de saco morto!

Então, se apodera de alguém que elegeu como possível trampolim situacional, a quem julga superior a tudo e a todos, principalmente superior a ele, para se tornar um serviçal absoluto e fiel da vaidade do seu eleito, até o momento em que já não julgue mais conveniente continuar no jogo.

Quem não conhece um puxa-saco?

Um puxa-saco genuíno nunca tem vontade própria embora seja sempre um ser deveras ambicioso.

Caminha pelo entorno sem identidade alguma e muda de opinião como um barco a deriva do vento.

Jamais toma uma posição firme ou reafirma algo que "de leve" já colocou, a não ser que lhe seja vantajoso.

Tão logo perceba que sua "puxasaquice" está ameaçada por focar um "ser" já em potencial decadência no seu rol de interesses, então, imediatamente muda o foco, passa a ser súdito do próximo "rei" que potencialmente poderá enriquecer melhor o seu saco aspirador de benesses.

Um puxa-saco que se preza é rapidíssimo: vai do oito ao oitenta em segundos...que torque! É QUAL MOTOR DE FÓRMULA UM!

Muitas vezes um puxa- saco até tem competência agregada porém sua insegurança é tamanha que nunca se arrisca a caminhar sozinho sem se articular no desonesto manuseio de "alisamento" do outro.

Um verdadeiro puxa-saco, clássico eu diria, é um serviçal "de ponta", a serviços de toda prova, o que o torna um ser extremamente articulado, perigoso e lesivo, principalmente no ambiente de trabalho.

Embora um puxa-saco autêntico jamais venha com uma plaqueta "atenção, aqui figura um puxa-saco", ele é rapidamente inconfundível e cabe a cada ser mais "ligado" identificá-lo com precisão em todos os setores da vida, sob pena de escorregar nos estratégicos tapetes colocados e depois puxados...por quem? Ora, pelos puxa-sacos.

Penso que o puxa-saco, embora aparentemente pareça levar vantagem em tudo, é um ser extremamente infeliz, porque sua puxasaquice o consome nas energias vitais.

Está condenado à infelicidade por buscar a felicidade alheia, posto que felicidade legítima é poder caminhar amparado na auto- estima e nas conquistas honestas que se consagram com a competência e com o trabalho das próprias mãos.

Afinal, um sabonete sempre derrete quando esquecido nas manipuladas águas a deriva do tempo.

Agradecendo a todos eles pela inspiração deste meu ensaio, termino a rogar a Deus que muito nos proteja dos tantos estragos dos inúmeros puxa- sacos livres, leves e soltos mas ainda não diagnosticados por aí...