Reportagem RPCTV-Ponta Grossa - brigas entre escolares - Grupo José Elias da Rocha

Violencia nas escolas – reportagem da TV Esplanada – Canal 7

A reportagem sobre violência envolvendo alunos de escolas públicas, em Ponta Grossa, de diferente só tem os rituais e a proporção, porque ocorrências do gênero existiram ao longo da nossa história. O sistema escolar, equivocadamente, trata do problema com indiferença ou com a repressão, o que, consequentemente, multiplica o efeito. O que está faltando?

1. Mudança antropológica do perfil do professor. Nossos professores não podem mais, em nossos dias, ficarem restritos ao ensino hermético de suas disciplinas específicas. O professor precisa de oportunidade, coragem e interesse por buscar formação e informação em outras áreas do comportamento humano. Se apresenta a necessidade das Secretarias de Educação e Segurança Pública oportunizarem aos Núcleos Regionais ou Delegacias de Ensino a presença de psicólogos escolares ou clínicos para orientação do corpo docente e discente. Atualização permanente em diversas áreas das ciências sociais, compulsoriamente sem prejuizo de seus direitos.

2. Mudança na atuação da equipe pedagógica da escola. Os pedagogos, formados para atuarem como educadores, quando não submetidos ao despotismo dos diretores escolares ou chefes de núcleos, se deixaram transformar em burocratas, secretários, preenchedores de livros de frequência. É fundamental que estes profissionais passem a ocupar espaço nas salas de aula, fornecendo e trabalhando com os estudantes questões de educação, seus aspectos sociais, econômicos e individuais, discutindo elementos que são necessários para um desenvolvimento intelectual saudável, do qual a justa relação com os semelhantes faz parte.

3. Mudança conteudística do ensino escolar. As atuais condições mundiais e a produção de um ser individualista, produto do isolacionismo e egocentrismo correspondente ao modo de produção atual, que geram ódio, concorrência desleal, preconceito, inveja e desvalorização do outro só podem ser contidos com ampliação das nossas disciplinas e sua devida meta de trabalho interdisciplinar. Todos os professores da educação básica precisam buscar uma leitura em Sociologia, Psicologia e Ciências Humanas para cruzar estes princípios os conteúdos específicos da disciplina que lecionam. É preciso que os pedagogos atualizem seus conhecimentos, retornando a Universidade, dialogando, de forma humilde e prestativa com os professores das disciplinas específicas da educação básica.

4. Ciência dos valores na escola já – A escola jamais deveria ter deixado as disciplinas de Educação Moral e Cívica e nossos livros modernos deveriam conter os conteúdos daqueles velhos livros que eram usados na década de 1950-1960, com histórias e ilustrações sobre a convivência humana. Que tal se os diretores inserissem todos os dias, um curto espaço de tempo, com algum conferencista ou ele próprio, com competência, leitura e habilidade para ensinar estes valores aos nossos alunos?