DA IMPERMANÊNCIA DA VIDA DA GENTE

Ninguém desce duas vezes pelo mesmo rio..."

Heráclito

A telenovela A VIDA DA GENTE se despede do público já deixando saudades dos finais de tarde que delicadamente nos convidavam a nos "sentir" mais de perto depois de nos mirarmos nos nossos espelhos interiores.

Uma obra impecável que levou o espectador a pensar sobre o maior desafio da vida da gente, o de remar nas águas impermanentes do tempo, aliás, um tema a "antropologicamente" encantar sociólogos, psicológos, filósofos, e principalmente os sempre inconformados poetas.

Cartola, a exemplo do que ensaio, já nos ensinava que O MUNDO (a vida) É UM MOINHO, a nos alertar na sua poesia que em pouco tempo nada mais será o que é.

Assim, a obra trabalhou brilhantemente um mix de temas da psicologia, sociologia, filosofia, todos eles lançados delicadamente à apreciação do espectador, e enlaçados na poesia, nos permitia livremente nossas próprias sensações e conclusões sobre o tema tempo e vida.

Confesso que fazia tempo que uma proposta da teledramaturgia brasileira não me movimentava tanto.

Dos temas e caminhos lançados no enredo da obra a conclusão mais evidente: a vida é um desafio do MOVIMENTO, e perdemos muito tempo da vida quando não aceitamos placidamente as mudanças sempre inexoráveis ao processo da nossa evolução.

Tudo evolui, todos evoluímos ainda que tal movimento nos pareça demasiadamente imperceptível.

Quando nos damos conta...mudamos, além do tudo ao nosso derredor.

Não há caminhos certos ou errados para que os possamos escolher nos trilhos da vida, há caminhos possíveis a cada tempo do nosso tempo, e o nosso maior balizador das escolhas é o norte sensitivo do nosso livre arbítrio.

Pagamos ou desfrutamos os resultados das nossas escolhas.

Nunca há com voltar porque a vida é um rio que passa...e nos leva sempre a frente...

O que fica é apenas as nossas histórias e os nossos enredos comandados "por dentro", ditados pela ingenuidade de cada um de nós, obviamente dentro do que nos é permitido por todas as misteriosas forças que pulsam entre o céu e a Terra, aquelas que nunca nos será permitido desvendá-las e dominá-las.

Nosso grande desafio, o do Homem, é o de SEMPRE existir, apesar da impermanência do tempo e do mistério dos nossos caminhos.

E se ninguém desce duas vezes pelo mesmo rio, nossa única certeza é de que as águas vão rolar...

Parabéns aos autores e produtores da obra A VIDA A GENTE e a todo o elenco impecável PELO TUDO que tanto abrilhantou o atual mundo, algo decadente e apelativo, da maioria das telenovelas brasileiras.

Uma obra verdadeiramente de "fina estampa".