Ensaio sobre o Destino

Batimentos cardíacos, diafragma inspirando e expirando, pulmões e costelas se movendo, olhos piscando, sinapses ocorrendo, sangue pulsando através das veias... mais alguns movimentos e você está vivendo. Ou seja, você tem uma vida, uma identidade, um DNA... você é você.

Único.

E com uma história pela frente. Porém, não se engane: você mesma irá escrevê-lá, e colocar os elementos/pessoas/fatos que quiser... você é quem decide.

Você decide TUDO: experiências, planejamentos, objetivos, caminhos, escolhas... você tem esse poder. Você só não tem o poder em duas coisas: evitar as consequências de cada ato que fizer, e evitar a morte quando ela vier. De resto, interiormente e exteriormente, você decide sobre você mesmo.

...

Não soa tão... superficial? Ou tão simples? Parece que viver é algo puramente "ação e reação", e pronto... voalá. Mágica concluída.

Porém, eu confesso: Isso me deixa meio... pensativo.

Não ocorre isso com você? Não o deixa... pensativo?

Comigo, ocorre. Sim.

Vejamos a vida como ela é: hoje, temos TUDO, até a cura pro câncer já está surgindo (ou já surgiu faz tempo, segundo especulações)... todos os tipos de entretenimento, esportes, lazer, "hobbies", profissões, projetos, cargos, prazeres (começando do sexo até alucinógenos), religiões, crenças, filosofias, meios de locomoção, fontes energéticas, conhecimento milenar de inúmeras coisas e assuntos...

Veja como o mundo é vasto! É, praticamente, inexplorável em uma vida só com tantos lugares a conhecer, prazeres a experimentar, coisas a se realizar... e diga-me se poderia conhecer todo o mundo!

Poderia? Poderia mesmo?

Em uma vida só? Nessa vida curta que temos? Em que mal saímos da puberdade e já estamos indo para a velhice?

Não, eu duvido... nenhum ser humano "abraçou" o mundo, isso é impossível. E não é impossível porque eu estou dizendo, é impossível pois não há alcance, força, vontade, "pique", desejo, vigor... vida suficiente para tal mérito. Impossível.

Impossível... e a morte nos alcançou.

...

Se você concordar comigo, nessas linhas que escrevi agora a poucos segundos... você também irá concordar que devemos ter algum tipo de... destino, certo?

Destino... como um lugar final, além dessa vida.

Destino... como algo a ser feito, missão ou algo similar realizado por cada pessoa que viveu, vive e virá a nascer.

Porque, veja... A vida em si... é vazia. É vã. Efêmera.

E o ser humano não vive sem, pelo menos, um objetivo em mente: seja comprar algo, seja conquistar alguém, seja qualquer sonho ou plano ou meta... o ser humano nunca está satisfeito.

Por quê? Porque o ser humano precisa de algo que o acomode, o deixe plenamente satisfeito, nem que seja com ele mesmo e sua pequena família com seu "fraco" emprego... o ser humano corre para descobrir, cegamente, o que é preciso fazer para ser ou sentir-se completo.

...

E, então... procuramos uma missão, algo maior: ser um defensor de uma classe social sofrida, ser um revolucionário, ser... alguém de valor e respeito.

Porque, entre nós... mesmo que você use todas as drogas do mundo, mesmo que você experimente das melhores orgias por aí... vai chegar o dia que você vai se perguntar, que seu mundo irá parar e irá ecoar em sua alma:

"Quem sou eu? Por quê estou vivo? Se eu morrer, pra onde vou ou o que vai acontecer logo após?"...

...e eu te garanto, você não vai saber... até você se desafiar a si mesmo a descobrir, ou deixar para descobrir mesmo quando acontecer... afinal, todos nascem, crescem, vivem, envelhecem e morrem. Tenha certeza que essa fórmula é tão certa como o Sol nascendo no horizonte, amanhã.

E, no fim, nada mais vai restar do que seu túmulo em algum cemitério... com seu nome, datas, flores ou não, sua foto e lápide... e pronto, você se foi e ninguém percebeu ou todas as pessoas lamentaram.

Mas veja que isso, até isso... depende de você!

...

Em conclusão, digamos que pensamos em "algo", acreditamos em "algo", e decidimos viver "algo"... que será uma missão, um objetivo maior, um plano específico grandioso... seja humanitário, religioso ou egoísta.

Lembre-se que a escolha é toda sua. E a(s) consequência(s), boa(s) ou má(s), também é(são)... sua(s), mas pode ser, também, para todas as outras gerações que virão após você. Isso é real e indiscutível: o Hoje transforma o Amanhã. Talvez, para sempre.

Pense nisso.

E procure a sua vida... o seu objetivo maior... o seu destino.

Se quer mudar algo, faça!

Se quer viver algo, viva!

Mas não vamos nos prender a coisas que logo passam... lembre que você pode ter todo o prazer do mundo por um bom tempo mas, depois, se lembrar um pouco mais de 20% do que participou/realizou será muito, e pode crer que não vão lembrar tão fácil de você, da mesma forma.

Porque seres humanos são frágeis e tão breves quanto o vento. Mas um legado... isso dura para sempre.

Tanto bom quanto ruim... você escolhe, é uma escolha sua. Até Hitler ficou marcado para sempre com seu legado, só que da pior forma possível... pois cada escolha traz uma ou mais consequências. Acredite.

Crie o seu legado. Viva eternamente na História.

...

Certamente, existe um Céu e um Inferno, assim como existe o bem e o mal nesse vida. Por quê seria diferente após essa vida?

Se você acredita ou não em destino final, pode ter certeza de uma coisa... que todos nós vamos para algum lugar, e a escolha desse lugar, escolhemos hoje - o hoje molda o nosso amanhã. Pense bem nisso.

Escolha o seu destino e tenha certeza disso... e viva por isso, até esgotar seu o último segundo de vida.

...

Todos têm um destino: uns aceitam, outros negam, outros negligenciam e outros esquecem... mas todos tem um legado a ser deixado, um destino a ser escrito e algo que vai além do túmulo frio.

Qual será o seu destino?

Nos veremos, ou não, algum dia além... dos nossos próprios destinos.

Eu acredito.

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 14/01/2012
Reeditado em 14/01/2012
Código do texto: T3439862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.