Idiotices de nossa mídia

Existem muitas idiotices na nossa mídia televisiva. Idiotices que já se tornaram rotina. O problema da rotina é quando ela se torna a verdade. Sim, a verdade. Aqui me refiro a rotina das informações. Algo é tantas vezes comunicado como algo de primeira categoria que parece mesmo algo de primeira categoria. (Não deixe minhas letras enfadonhas tornarem-se rotinas em suas mentes).

Uma das últimas idiotices que vi na TV, foi durante um telejornal da hora do almoço. Um telejornal de abrangência nacional deve tratar de coisas que sejam relevantes nacionalmente. Pior que essa matéria, que em breve relatarei ao amigo leitor, é ficar confinado em uma sala de aula das universidades tupiniquins ouvindo seus acadêmicos rosnando seus “a nível de”. Pasmem! Mas é sério. O “a nível de” é uma criação dos idiotas anti-socráticos acadêmicos. Vejam bem como termina a palavra acadêmicos, pois é bem sugestiva à inteligência da Terra de Cabral.

Já em época distante dizia-se da nossa famosa “macaqueação”. Do nosso talento natural em copiar aquilo que é estranho a nossa história. Por exemplo, o intelectual tupiniquim segue tendências intelectuais. Como se o conhecimento pudesse ser avaliado como a última moda do desfile de Chanel. Podemos ver isso explicitamente na nossa grande USP. Não que esse fenômeno seja particular a esta universidade, pois ele é um fenômeno nacional. De Norte a Sul, de Leste a Oeste está presente as modas intelectuais das universidades tupiniquins. E, aí daquele, que ousar ter um pensamento original! Ser original na Terra de Cabral é ser careta.

Desculpem este idiota escrevinhador tupiniquim, que sempre arruma desculpas para divulgar suas modinhas tolas intelectuais. Acredito que a digressão é o meu talento natural.

Mas eu falava de uma matéria idiota de um telejornal tupiniquim. Onde aparece o âncora com aquela aparência de intelectual, de esclarecido. Um amigo me chamou a atenção e me pediu para parar de chamar as pessoas de idiotas. Resisti a este pedido, pois não consigo achar adjetivo melhor para a nossa situação. Bem, meus conterrâneos costumam dizer que idiotas são os americanos. Fico meio desconfiado desta afirmação, pois chamar de idiotas aqueles que se tornaram hegemonia mundial, acho no mínimo, desculpem-me mais uma vez, mas são no mínimo idiotas, não? Mas quando vejo que esta acusação foi criada pela esquerda latina, fico mais aliviado, pois não passa de discursos rancorosos de velhos idiotas. Criação da esquerda latina? Eis uma mentira explícita! A esquerda latina jamais criou apenas copiou. Eu sei, eu sei, de novo a velha digressão, não? Mas é involuntário, vocês sabem disso. Voltando a matéria do telejornal. Deixem eu abrir um novo parágrafo?

Durante o telejornal nacional de uma grande rede de televisão brasileira apresentava a seguinte matéria: “A ‘luzinha’ de stand-by da TV”. Sim, este é o nome da matéria. Foi contratado um técnico para medir o gasto da “luzinha” de stand-by. E ali ficara o profissional durante alguns dias medindo o gasto. Conclusão da matéria: “numa casa que tem seis televisores e que a ‘luzinha’ de stand-by permanece acesa, no fim-do-mês gera um gasto de mais um televisor ligado durante o dia inteiro”. Em outras palavras, numa casa de seis televisores que permanecem conectados à tomada é como se a casa tivesse sete televisores. Sugestão do âncora tupiniquim: “Desliguem a TV na tomada, pois isso proporciona uma economia relevante no fim-do-mês”. Você consegue imaginar os milhões de brasileiros atônitos diante desta matéria? Eu gostaria de perguntar ao âncora: Qual casa tupiniquim possui seis televisores? Se há alguma casa com tanta televisão deduz-se que esta residência seja rica, não? E como nesse país sempre é privilegiado quem tem muito ou quem tem pouco, aqueles que estão entre um e outro, ou seja, a classe média permanece desamparada. Vocês acreditam que uma casa rica de seis televisores está preocupada com a economia da ‘luzinha’ de stand-by? Vocês acreditam, que mesmo se houvesse, uma casa pobre lá em cima no morro, em alguma favela carioca, isenta de qualquer tributo e taxas estaria preocupada com a economia idiota da ‘luzinha’? Não importa nem para um e nem para outro, pois a classe média está aí para pagar os excessos de ricos e de pobres.

08.01.07

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 08/01/2007
Código do texto: T340562
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.