A CYBERLITERATURA

O POETA – IMERSO NO MUNDO DIGITAL E, MUITAS VEZES, ESCRAVO DAS MÁQUINAS – QUER SABER O QUE DEVE ESCREVER. QUAL A FUNÇÃO DA ESCRITA NO MUNDO FRAGMENTADO E DIVERSO DA INTERNET? A ESCRITA POÉTICA DEVE MUDAR? O POETA PRECISA ACOMPANHAR A NOVA TECNOLOGIA? O QUE TERÍAMOS HOJE, UMA CIBERLITERATURA? É PRECISO PENSAR SOBRE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. IMAGENS VÁRIAS E INÚMEROS NOMES SURGEM NAS TELAS LUMINOSAS DE TODOS OS COMPUTADORES DO MUNDO. PALAVRAS, CÓDIGOS E LINGUAGENS. SÍMBOLOS E GRÁFICOS. NA CONFUSÃO DAS COLAGENS E RETALHOS DA ARTE ATUAL E, SOBRETUDO, DO CARÁTER COMERCIAL DESSA MESMA ARTE, PERGUNTA-SE: O ESPAÇO DA LITERATURA ESTÁ REALMENTE PRESERVADO? A OBRA LITERÁRIA FAZ PARTE DE UM CONTEXTO HISTÓRICO, POR ISSO REFLETE AS INQUIETUDES DE UM TEMPO. AINDA HAVERÁ ESPAÇO PARA O TEXTO LITERÁRIO¿ QUE FORMA OU FORMAS TERÁ?

A POESIA É, ANTES DE TUDO, UM DESVENDAR, UM ABRIR DE OLHOS E UM ACENO. O POETA É, ANTES DE TUDO, UM HOMEM, UM HOMEM APENAS, ENTRETANTO, UM HOMEM QUE ESCREVE. E ESTE FATO SEMPRE FOI SIGNIFICATIVO EM TODOS OS TEMPOS. NA ATUALIDADE ISTO SE MANTÉM?

QUANDO OBSERVAMOS O QUE SE ESVREVE NOS SITES, BLOGS, ENTRE OUTROS, VÊ-SE QUE O TEXTO LITERÁRIO RESPIRA. SOBREVIVE, PORTANTO. MAS HÁ FORÇAS TAIS NA CONTEMPORANEIDADE QUE TORNAM A PERGUNTA SEMPRE NECESSÁRIA: HAVERÁ ESPAÇO PARA O TEXTO LITERÁRIO? HAVERÁ ESPAÇO PARA A POESIA NO MOMENTO EM QUE A RAZÃO E A AUTORIDADE PERDERAM O SEU LUGAR? NO MOMENTO EM QUE HELICÓPTERO DA POLÍCIA CAI EM CHAMAS NA BELA E QUENTE CIDADE DO RIO DE JANEIRO?

NO BRASIL, ENQUANTO MILHARES DE JOVENS SE CONECTAM E ENVIAM MENSAGENS DE TODOS OS TIPOS HÁ UM RUMOR, UM GRITO ATÉ. HÁ UMA INQUIETAÇÃO. MUITOS NÃO LEEM. MUITOS NÃO PRODUZEM TEXTO ALGUM. TANTOS E TANTOS MENINOS E MENINAS (HOMENS E MULHERES TALVEZ?) ESCREVEM, MAS NÃO LEEM. NÃO SABEM DE PESSOA, NÃO SABEM DE DRUMMOND, NÃO SABEM DE NINGUÉM. QUANDO ESCREVEM OS SEUS PRETENSOS TEXTOS, REPRODUZEM O PENSAMENTO DO AQUI E AGORA, DO IMEDIATO E DO DESCARTÁVEL. É UMA LINGUAGEM QUE CORTA, CONTUDO NÃO APROFUNDA. É UM GESTO SEM NEXO OU SEM OBJETIVO. ENFIM, BERROS PRIMITIVOS. A IMPORTÃNCIA PARA TAIS PESSOAS É A MENSAGEM CHEGAR SEJA COMO FOR. ELA CHEGA. PORCERTO CHEGA. MAS COMO A RECEBEMOS? E O QUE FAZEMOS COM TUDO ISSO?

POETA E POESIA DEVEM, EM SUA ESSÊNCIA, ABRIR OS OLHOS MAIS E MAIS PARA UM NOVO CAMPO. DEVEM DEVENDAR UMA NOVA LINGUAGEM E EXTRAIR DELA O ABSURDO DA VIDA E O MISTÉRIO DO TEXTO. PORÉM, DEVEM, TAMBÉM, MARCAR POSIÇÃO EM UM MUNDO TÃO CONFUSO E INCERTO, TÃO ERRANTE E ALIENADO.

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 24/11/2011
Código do texto: T3354504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.