Reflexões a respeito de nosso tempo

Salvador, 30 de junho de 2010.

Reflexões

Sentimo-nos à beira do abismo, muito embora estejamos diante de uma grande encruzilhada. Lucidez e reflexão são necessárias para uma tomada de decisão, e calma, sobretudo calma. Concluo então que estamos despreparados para mudar o rumo, trocar o caminho.

Quanto à lucidez, encontramo-nos completamente embriagados com o consumo, excesso de informação, multiplicação de necessidades imposta pela máquina capitalista produtora de sofrimentos e vazio, subrrepticiamente sob o emblema da felicidade. Sentimo-nos como que obrigados a sermos felizes, víris, gostosas, magras....Vazio este que nos faz comer, consumir, procurar sexo como necessidade e não como plenitude, desamar o corpo infringindo nele sofrimentos que falam à alma, em busca de um padrão ideal.

A capacidade reflexiva, esta então, quase não existe mais, encontra-se obinubilada pelo que hoje se chama cultura popular, musicas pobres (se é que assim se podem chama-las), compostas por melodias paupérrimas associadas a letras escrachas, rítmos repetitivos e danças imbecis. A educação, Ah! A educação....Filosofia e Sociologia longe das escolas, mas se fosse apenas isso....Esperou-se tanto tempo após a ditadura para reintroduzir estas disciplinas. Sim, o tempo necessário para tornar-se quase impossível tanto a sua compreensão quanto o interesse pelo pensar. Pensar dá trabalho e dói.....Mas se fosse só isso.....Pessoas concluem estudos sem ter aprendido a soletrar, calcular....coisas básicas. Almoçamos, não reunidos à mesa, forma antiga de socialização, mas em frente a telinha verbalizando perplexidades, porém no íntimo há um certo reconforto porque a desgraça alheia é pior que a minha. Para que mais servem os programas ditos jornalísticos que mostram a desgraça diária dos subúrbios?

Calma, equilíbrio........Barriga vazia, corrupção e violência.....Então a calma cede lugar ao desespero e à revolta.....Ainda a revolta se articulada fosse poderia quem sabe sucitar mudanças ou....reflexão partindo da perplexidade, NADA!!!! Revolta desarticulada trazendo desunião, violência e autodestruição... Vivemos paranóicos trancafiados em shopings e outros mais, paranóia dá lucro, quando não no shoping, na internet ou então na farmácia, nos consultórios psi, nas igrejas...

E sem trocar o caminho cairemos então no abismo ou já estamos nesta queda sem para-quedas? Degradação social, natural e espiritual. Em que ponto exato da história humana perdemos o equilíbrio e nos tornamos o câncer da Terra? Ao nos separarmos do restante do Planeta nos sentindo tão superiores e com o direito de manipular, destruir e desrespeitar tudo o que existe em nome dos nossos interesses, ambições e desejos. Desencantamos o mundo para poder destruí-lo. Adoecemos a Terra, envenenamos as águas e aniquilamos o mais fraco sob o pretexto de uma inteligência superior.

Juanita Sacks
Enviado por Juanita Sacks em 03/05/2011
Código do texto: T2945940
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.