IDEOLOGIA SÓCIO CULTURAL EM MARTINHO DA VILA

IDEOLOGIA SÓCIO-CULTURAL

EM MARTINHO DA VILA

NO PRIMEIRO SUCESSO JÁ DISSE A QUE VEIO. TODOS CANTARAM; MUITOS SE IDENTIFICARAM MAS POUCOS PERCEBERAM O CONTEXTO POLÍTICO, INTRÍNSECO NAQUELE SAMBA DE RITMO DOLENTE E MELODIA CONTAGIANTE.

PEQUENO BURGUEZ, MOSTRA AO MUNDO, COM VEEMÊNCIA, AS MAZELAS DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DA ÉPOCA, COMO TAMBÉM A FALTA DE POLÍTICA PÚBLICA QUE ORIENTASSE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS A PLANEJAR SUAS FAMÍLIAS QUANTO AO NÚMERO DE FILHOS.

“FELICIDADE.

PASSEI NO VESTIBULAR

MAS A FACULDADE

É PARTICULAR.”

“... MAS LÁ EM CASA, MEIA NOITE,

TINHA SEMPRE A ME ESPERAR

UM PUNHADO DE PROBLEMAS

E CRIANÇAS PRA CRIAR.”

SE ESSES VERSOS TIVESSEM SIDO ESCRITOS POR ALGUÉM DA ELITE DA MPB TERIAM SIDO CENSURADOS, COM CERTEZA. MAS MARTINHO DA VILA CONTAVA COM ALGUNS FATORES QUE O PROTEGIAM CONTRA A CEGA VORACIDADE DOS GUILHOTINEIROS DA PRAÇA MAUÁ:

-- SEU NOME NÃO FAZIA PARTE DA LISTA DOS ARTISTAS “MALDITOS”.

-- A SUA PASSAGEM PELAS FILEIRAS DO E.B. , ONDE EXERCEU PATENTE DE SARGENTO, NÃO O COMPROMETERA PERANTE SEUS SUPERIORES.

-- SE O TEXTO TRAZIA ALGUMAS “MORDIDAS” NO SISTEMA - “ANDEI DE TREM ATRASADO” -- “SEM JANTAR E BEM CANSADO” -- CONTINHA TAMBÉM ALGUM “AFAGO”: -- “MAS FELISMENTE EU CONSEGUI ME FORMAR.” -- FRASE QUE SERVIU DE INCENTIVO PARA MILHARES DE JOVENS POBRES TENTAREM OS VESTIBULARES. E DESSAS UTILIDADES PÚBLICAS INVOLUNTÁRIAS E NÃO OFICIAIS, O AUTORITARISMO SE ALIMENTOU DURANTE SEUS VINTE E UM ANOS.

BETO MACHADO

DISRITMIA.

O RITMO DA POLÍTICA DO PAÍS ESTAVA NUMA BATIDA QUE EU CHAMARIA DE “PÉ QUEBRADO”. CAMINHAVA MANQUITOLANDO, POIS DITADURA NENHUMA CONSEGUE CAMINHAR COM REGULARIDADE, VISTO QUE A LIBERDADE É UM DOM DIVINO, DE QUE NÓS, HUMANOS, NÃO ABRIMOS MÃO.

MARTINHO DA VILA SURGIA, INCONSCIENTEMENTE, COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS DO SAMBA CARIOCA. OCUPANDO O ESPAÇO, ATÉ ENTÃO VAGO, ENTRE O SAMBÃO PERCUSSIVO DAS ESCOLAS E O SAMBA ORQUESTRÁVEL DAS RÁDIOS.

A COMPOSIÇÃO DISRITMIA CUMPRIA FIELMENTE A SUA FUNÇÃO DE MINIMIZAR A CARÊNCIA EMOCIONAL DO POVO BRASILEIRO. PORÉM, AOS OLHOS DE SOCIÓLOGOS E CIENTISTAS POLÍTICOS, POR DENTRO DAQUELA INDUMENTÁRIA LÍRICA E ROMÂNTICA DO TEXTO, APARECIA UM CONTEÚDO REIVINDICADOR E CONTEXTADOR:

“EU QUERO ME ESCONDER DEBAIXO DESSA SUA SAIA” .

SOAVA COMO UM PEDIDO DE SOCORRO, DIANTE DA INSEGURANÇA QUE SE LHE APRESENTAVA EM SEU HABITAT.

“EU QUERO SER EXORCIZADO PELA ÁGUA BENTA

DESSE OLHAR INFINDO.” - DEMONSTRA SUA INSATISFAÇÃO COM O PRÓPRIO ESTADO DE ESPÍRITO QUE, NAQUELES QUE SE CARACTERIZAM POR NÃO SE PERMITIR ALIENAR. NAQUELE MOMENTO, O QUE SE PRETENDIA ERA EVOLUIR DA DITADURA TEMPORÁRIA PARA A DEMOCRACIA PERMANENTE,( o quanto antes).

A DESPEITO DE TER CONVIVIDO EM AMBIENTE MILITAR, DURANTE ALGUNS ANOS, MARTINHO NÃO EXALA O ODOR DA CASERNA MAS, SIM, EXPÕE UM DISFARÇADO ASPECTO DE DISPERSÃO, O QUE NA ÉPOCA SUGERIA ALIENAÇÃO POLÍTICA. ELE CLAMA E INVOCA A PRESENÇA DA DEMOCRACIA, MAS PACIFICAMENTE. (DENGO E CAFUNÉ) SÃO EXPRESSÕES QUE REVELAM SUA ÍNDOLE DE PAZ, MESMO QUESTIONANDO, CONTESTANDO, REIVINDICANDO.

“ME DEIXE TE TRAZER NUM DENGO

PRA, NUM CAFUNÉ, FAZER OS MEUS APELOS.”

BETO MACHADO

RECRIANDO A CRIAÇÃO

NESTA COMPOSIÇÃO ELE MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA CITAÇÃO DE PERSONAGENS VALOROSOS DA NOSSA HISTÓRIA: (MARECHAL CANDIDO RONDON E ZUMBI DOS PALMARES)

“AO PROVAR DO SEU BATON

FUI TENTANDO ME ENVOLVER.

MANDEI A RAZÃO PROS ARES.

ELA ME QUIS UM RONDOM,

MAS DIZ QUE EU FUI UM ZUMBI

SENSUAL, REI DOS PALMARES.”

DURANTE MUITOS ANOS OS LIVROS DIDÁTICOS OMITIRAM TANTO A EXISTÊNCIA, QUANTO A IMPORTÂNCIA DE ZUMBI DOS PALMARES, EXCLUINDO- O DA LISTA DOS ELEMENTOS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA DO BRASIL.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 20/02/2011
Reeditado em 06/03/2011
Código do texto: T2803495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.