JUVENTUDES

Tantas palavras...

Outras palavras...

Tudo para justificar a nossa razão de querer ser feliz.

Por isso “falo a língua dos loucos porque não compreendo a mórbida coerência dos lúcidos”. Alguns me chamam de louco, talvez eu seja um louco sim, mas eu grito e grito até ficar rouco, não importa que venham rir de mim.

“Será que não entendem que tudo que eu quero é que a paz e a liberdade imperem na vida de todos e todas?”

Colegas aqui presentes serei eu um louco por querer tão pouco? Que acham?

Já me disse um jovem mais experiente, um velho sábio do cotidiano popular: “independente dos resultados, lute para obtê-los. Sem luta não há resultados, não há conquistas nem superação”.

Tantas palavras...

Outras palavras...

Só para dizer que “o melhor é viver bem com todos e todas que passam pelo nosso caminho”. Mas, para mim e para você, o que seria viver bem? O que seria o bem viver? Ter um carrão, ganhar um milhão ou viver em paz com amor no coração? Ou será que “quando a gente descobrir que ninguém é dono de nada, aí sim, teremos tudo?”.

Saibamos nós, eu e você, “que não é triste mudar de idéias, triste é não se ter idéias para mudar”. Triste é viver e passar pela vida sem um ideal projetar, sem um sonho e um plano focar. É com idealismo que se vence o medo, se constrói o rumo e se faz o aprumo. Seja idealista, olhe para frente e nunca desanime diante dos obstáculos. “Enfrente-os”. E saiba viver: “viva a vida, pois a vida é bela”. Já dizia um jovem sujeito inteligente: “que o importante é saber usar a inteligência, e não apenas ser inteligente”. Apesar do ser humano ser inteligente, é também cheio de contradições, na visão do jovem sujeito que afirmara ainda para fundamentar sua opinião: “o ser humano é sábio, porém fraco e falho, portanto é um ser em constante transformação”.

E aí meu irmão? E aí cara?

Tantas palavras...

Outras palavras...

Tudo para fortalecer a nossa confiança. “Quem tem auto estima usa de perseverança em tudo que faz e os planos não dão para trás”.

Já para um jovem espiritualista, qual seria o melhor lugar para estar? “O melhor lugar para estar é no centro da vontade de Deus”. E assim poder soltar a voz para que todos e todas escutem. E será uma voz que crer, a dizer: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Porque para os que muito creiam “o mais importante é invisível”.

Tantas palavras...

Outras palavras...

Tão somente para dizer que diante de tudo que a gente vive e crer “a utopia é apenas uma verdade prematura”. Verdade esta que nos alerta, nos alenta, nos acalanta e nos liberta. Feliz utopia que vai emergir um dia das profundezas dos sonhos para as planícies da história. “Mas é necessário que a gente lute, acredite e ame profundamente”.

Coragem irmão! Decisão! Resolução! Pois é com coragem que se enfrenta o dragão. “Saiba que a coragem é a ferramenta que ataca os obstáculos e os destroem”. Coragem de assumir os riscos por amar demais, coragem demais da conta para adquirir a sabedoria e afirmar que: “A minha felicidade depende da sua”. Eu sem você não sei nem porquê. Por que? Por que tantas palavras? Por que outras palavras?

Mas é exatamente com palavras que você me diz: “Não fiques triste, pois o amanhã, se você o projetar hoje, deverá ser de alegrias”.

E logo em seguida outro jovem vem e diz de modo coletivo, como quem sabe repartir o pão: “Companheiros, companheiras, como é bom estarmos juntos! Pois somente juntos, com luta, com fé e razão, alcançaremos realização”. “Nunca diga um não para um amigo, pois a amizade é o tesouro de quem a busca”. Assim como numa lavoura, numa plantação, no roçado da vida a gente colhe o que planta. “Quando a gente planta coisas boas, lindos frutos brotarão”. E outro jovem do meio popular se coloca à frente e diz com sabedoria: “melhor é o pouco havendo justiça do que grandes rendimentos com injustiça”.

Tantas palavras...

Outras palavras...

E muito mais palavras ainda por dizer, para gerar algo de novo no meio do povo. E para todas as juventudes, com seus jeitos e modos de ser, um lindo amanhecer! Algo muito bom como dádiva do viver. Simples, verdadeiro, autêntico e não simplório. Tudo que tenha a ver com a vida neste nosso território. Isto é sonho ou realidade? “Ser otimista é ter os pés no chão e a cabeça nas alturas”. Faz-se relevante proclamar: “que a mente quando se abre para uma nova idéia, para um novo projeto, jamais retorna ao tamanho original”. Nem tudo que é parecido é igual. Nem todo igual é parecido. Deus do céu é muita coisa para os meus sentidos! Calma, não se estresse: força, coragem, a caminhada sempre chega há algum lugar. Nossa visão de futuro num porto seguro vai ancorar. Nossa ação coletiva nos conduzirá ao sucesso. E se a união faz à força, a gente vai chegar lá. Lá no lugar que a gente almejar, “pois o caminho se faz ao caminhar”. E quando a gente não caminha só fica bem mais fácil de chegar. Sonho que a gente não sonha só, não é só um sonho. A realidade é a verdade que a gente abraça e se lança sem vacilação.

Tantas e tantas palavras...

E outras tantas ainda por dizer...

Para atingir o coração e todo o ser...

Só para dizer que “amo o ser humano” Que amo você. Pois sem amor não há razão, nem tantas palavras para dizer.

É com amor e por amor, que um mundo cooperativo e solidário se faz. Viva o amor que vive em nós, juventudes de todas as vertentes. Vivam os ideais que agregam a todos nós.

Em tempo: o presente texto foi constrúido a partir das falas dos jovens, por ocasião da realização do Seminário "Juventude Livre", realizado pela COMOV - Comunidade em Movimento, em 2007, em Maracanau-Ce.

Elias J. Silva – Educador Popular e coordenador da COMOV – Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza.