O MUNDO: UMA GRANDE MENTÍFORA

*Emecê Garcia

O mundo se sustenta fragilmente por uma grande mentira criada pelo homem. Este, não se conhecendo a si mesmo passou a imaginar um monte de coisas para justificar o seu medo daquilo que não sabia o que era, como era ou de onde vinha. E então, nunca mais parou de contar coisas extraordinárias, grande parte, vindas da sua própria imaginação. E, assim, ele descobriu uma grande verdade, que as suas mentiras lhes davam poderes. E muitas dessas coisas, simples de se saber e de se conhecer por qualquer pessoa, foram deturpadas ou inventadas e passaram a ser vistas como falsamente verdadeiras porque poucos homens se esforçaram em questionar sobre o teor da veracidade e assim outros homens se tornaram mais e mais acomodados conduzidos por dois grandes males chamados de preguiça mental e de ambição brutal, posto que, pensar a verdade não é para todo mundo principalmente para os ambiciosos, mas para aqueles que pensam a verdade e a praticam, a priori, serão taxados de loucos porque só os loucos é que fogem do convencional estabelecido e seguem outro paradigma e vão na contra-mão da realidade alienada. Se o homem justo começa a falar de um Reino desconhecido e da vinda do Salvador é louco; se o homem indaga sobre tudo e sobre todos e sobre si mesmo é louco; se o homem escreve coisas belas enaltecendo a natureza, a alma, a vida, o amor é louco. Porém, se o homem mente, rouba, mata, não é louco, é apenas político. Então, serão os loucos que estão com a verdade e os ditos normais e intelectuais com a mentira? E os que acreditam na grande mentira vão endossando a sustentação deste mundo, inocentes de que estão breves a cair em desgraça qualmente as tragédias de outrora. E, parodiando certo filósofo, eu afirmo que o mundo se sustenta, debilmente, sobre uma grande mentífora.

*Emecê Garcia é poeta e filósofo