O ESPETÁCULO DA MANHÃ DE SOL

Vocês, meus amigos e amigas, vocês todos e todas ainda de olhos fechados... Venham! Venham todos e todas! Ergam-se, por favor. Dêem-se as mãos e com o olhar da mente e do coração venham vivenciar comigo o espetáculo do amanhecer.

O dia já alvoreceu. O sol surgiu brilhante.

Não percam esta festa que seus olhares interiores podem apreciar. É o espetáculo do sol. Festa de luz, vida que reluz neste encontro.

Não posso, nem devo apreciar sozinho este espetáculo que a vida faz brotar, com tanto calor humano, com divina poesia e magnitude.

Vocês que insistem mesmo de olhos abertos permanecerem fechados a esta manifestação do sol, vocês que ainda dormem, no recôndito da casa interior. Acordem, por favor! Deixem seus leitos de penumbra. Apareçam de dentro para fora da vida de vocês. O sol precisa de suas presenças, nesta festa de cada novo dia.

Espetáculo sem público, festa sem alegria, não tem motivação, perde a razão de ser. O espetáculo do sol pede presenças e olhares. Gente presente para saudar, aplaudir, se alegrar e festejar.

Olhem, sintam, cantem e até chorem de alegria comigo.

Demos-nos a mãos e nos aconcheguemos uns nos outros com brilho nos olhos. Abramos às pálpebras e o sorriso. Façamos um brinde simbólico e bebamos a magia encantadora deste novo dia.

Neste caminho de vida e trabalho, precisamos de muita luz. Luz que borbulha em nossa alma, assim como a luz do sol aquece a nossa Mãe Terra, casa comum de todos nós.

E nossas luzes, diversas e singulares completam o espetáculo da vida, plena de saúde e natureza.

Amigos e amigas, sentir juntos, agir juntos, andar juntos, fazer juntos é valor que o espetáculo do sol apresenta neste dia. Vamos beber da mesma fonte de luz e mergulhar sem medo nas águas profundas da amizade, do companheirismo, da cooperação e da solidariedade. Quem vive o espetáculo do sol sabe o valor que tem a energia que une as mãos.

É preciso e é possível despertar a manhã que o sol em nós anuncia.

É preciso e é possível renascer, a cada novo dia.

Jangada iluminada pelo sol singra como quem flutua, firme e confiante neste mar da vida, rumo ao cais que o espetáculo do sol principia.

Trabalhemos juntos neste mais um dia!