Maria: primeira cristã e missionária de Deus

A presença de Maria no projeto da Salvação do gênero humano está contida em toda a revelação divina, num primeiro momento, Maria é aquela Virgem prefigurada na primeira “mulher”, anunciada como aquela que há de ferir a cabeça da serpente, ou seja da prefiguração do Mal, é o que podemos observar no “proto – evangelho” do gêneses: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”(Gen. 3,15)

E a profecia da Virgem é anunciada por Isaías, nestes termos: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” Quem é esta virgem senão Maria, “a mãe do meu Senhor” (Lc 1,43)?

A partir deste anuncio vemos a providencia divina conceder a Maria a graça de cooperar na salvação do gênero humano, na medida de sua obediência ao projeto do Pai (1) , desligando pela obediência aquilo que Eva ligara pela desobediência, Eva que significa “Mãe dos viventes”, é elevada à perfeição em Maria! Que a através de seu Divino e Redentor Filho nos traz a graça da Salvação! Por isso clamaremos eternamente como Isabel cheia do Espírito Santo: “Ave (2) cheia de graça”!

Santo Irineu (†202) a exalta dizendo: “Obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano. O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé” (Adv. haer. 3,22,4).

Maria é a grande mãe peregrina, aquela que caminha sempre com e por Jesus, foi assim em sua história terrestre e é assim sempre em sua materna intercessão. Maria em sua vida percorre todo o território da Judéia, Samaria e Galiléia, chega a ir até o Egito (África) por obediência ao Pai! Não há na terra quem tenha obedecido mais ao Pai que a Mãe do Salvador! E o que é que ela pede a cada um de nós senão que também O obedeçamos: “Fazei o que ele vos disser” (João 2,5)?

Maria está presente na história da salvação do gênero humano, do nascimento ao sacrifício do cordeiro! No momento do calvário, lá estava ela, a pé firme em frente ao crucificado, com o coração (a alma) transpassado como profetizara o velho Simeão (Lucas 2,34-35) E o Cristo, dando-se inteiro a nós pela sua morte e ressurreição, ainda nos cumula com mais uma graça ao dar-nos Maria por nossa mãe na pessoa de João (3) , com lábios “de sangue” Cristo diz: “Mulher eis aí o teu filho; filho eis aí a tua mãe” (cf. João 19,26-27). E o discípulo a levou para sua casa! Por isso cada um de nós devemos acolher a presença intercessora de Maria Santíssima em nossos lares, em nossa vida e em nosso coração.

Maria é um grande exemplo para cada um de nós, exemplo de serviço, de humildade, de acolhimento da Palavra, de obediência aos desígnios do Pai...

Que possamos sempre clamar pelo auxílio dessa Mãe Auxiliadora (4) dos Cristãos! E buscarmos em seu exemplo de vida as forças necessárias para fazermos sempre a vontade do Pai!

“Sob a tua misericórdia nos refugiamos, Mãe de Deus! Não deixes de considerar as nossas súplicas em nossas dificuldades. Mas livra-nos do perigo, única casta e bendita !”. (5)

NOTAS:

(1)-“Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela”.(Luc 1,38)

(2)-Observação providencial que ocorre na língua portuguesa: Ave ao contrário é igual a Eva!

(3)-S. João neste momento prefigura todos os Cristãos.

(4)-Auxilium Christianorum!

(5)-Oração Mariana do século III

L.M.J - 19 de outubro de 2006.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 22/10/2006
Código do texto: T270824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.