O Tempo em Apocalípse

É fato que o Livro é uma revelação, mas não do futuro em si, e sim, das coisas que hão de acontecer na vida de Jesus. O futuro como fenômeno histórico pouco interessa a João, mesmo por que a concepção de tempo no apocalipse não é a mesma que temos. No português não encontramos distinção entre tempo e tempo, mas no grego, língua em que o Apocalipse foi escrito, a palavra tempo não é cronos (tempo do relógio) e sim, kairós (tempo qualitativo). Assim, em 12.12 lemos “Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo;” e em 12.14 lemos “foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, dois tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente”.

Que significa tudo isto? Que a revelação de Jesus Cristo não é um fenômeno temporal e histórico, e sim, atemporal e anistórico. Jesus Cristo e sua igreja não são deste mundo (João 17.14). Ambos estão unidos no Espírito Santo dentro de estruturas ultra-mundanas. Quando o apocalipse diz que o kairos está próximo está identificando algo novo: está dizendo que a ocasião de Deus agir na história humana está ao alcanse de todos.

Embora para nós exista uma divisão na vida entre o passado e o futuro, para Deus o tempo não passa, isto é, não é medido pelo calendário. O tempo para Deus é de caráter ocasional ou qualitativo. Eu digo que passaram dois mil anos. Mas para mim estes dois mil anos não existiram, por que não os vivi. Assim, também, o ano de 2011 não existe para nós, por que ainda não o vivemos. É assim que Deus vê o tempo, como ocasião de nascimento e relacionamento com seres humanos específicos. Eu não existia a cem anos atrás, então Deus não se relacionava comigo, mas o fazia com meus avós e pais. Eles se importaram em buscar a Deus? Penso que não, por que eles viveram apenas o cronos, o tempo de algumas décadas. O cronos está morto e os que nascem nele e vivem para ele, são devorados por ele. O kairós é a porta da eternidade aberta no cronos. É Deus fazendo o imprópio, se relacionando conosco por sua bondade e graça.

Quando Deus diz que o tempo está próximo não está falando sobre o fim do mundo, pois ele acabou na sexta-feira da paixão. Assim como o mundo de Noé acabou no dia em que ele entrou na arca, este mundo terreno acabou no dia em que Jesus expirou na cruz. Assim como Sodoma e Gomorra foram destruídas no dia em que Ló deixou a cidade, também este mundo foi destruído no dia em que Jesus o deixou e foi para a glória. Este mundo é o mundo dos mortos que enterram seus mortos, que nos odeia, mas ama o que é seu

Rogério de Sousa
Enviado por Rogério de Sousa em 07/08/2010
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T2423663
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