Cara de pau

Hoje eu vi na TV uma candidata dizendo que com a retirada do imposto do cheque (CPMF) da arrecadação da Receitra Federal do Brasil, as verbas da saúde diminuíram. Vejo no mínimo dois problemas nessa afirmativa. Primeiro: A famigerada CPMF não trouxe o sistema de saúde que eu pedi a Deus. Segundo: A maldita CPMF não foi retirada totalmente da arrecadação, pois foi transferida para o IOF (imposto sobre operações financeiras). Isso mesmo! Se você é bancarizado, possui conta corrente e tem cheque especial, não o utilize, pois estará pagando um IOF que sofreu um aumento de 0,38 por cento¹ para compensar a perda do ganancioso governo federal com a queda da CPMF.

Portanto, minha cara (de pau) candidata, a saúde não perdeu a CPMF. Ela perdeu parte da CPMF. A diferença é que antes os cidadãos não podiam sacar dinheiro em poupança nem em conta corrente, sem obrigatoria e inexoravelmente pagar a amaldiçoada CPMF. Agora o cidadão mais esforçado tem a opção de não utilizar o crédito rotativo (cheque especial), pode evitar comprar carros (fique com o seu enquanto prestar) etc. O seguro obrigatório paga IOF, mas é só uma vez por ano. Dá para suportar.

Para ilustrar, copio (da Internet) colo (para evitar erro de digitação) a tabela abaixo (retirada do sítio da CEF), cuja sexta linha mostra a tarifa extra de que falei acima:

(¹)

Taxa de juro normal ao mês 7,15 %

Desconto 43,22 %

Taxa de juro a ser cobrada ao mês 4,06 %

Taxa de juro a ser cobrada ao ano 61,21 %

IOF Tarifa Básica 0,0041 %

IOF Tarifa Adicional 0,38 %

Custo Efetivo Total - CET ao mês 4,56 %

Custo Efetivo Total - CET ao ano 72,09 %

Fonte: https://internetbanking.caixa.gov.br/SIIBC/extrato.processa

(acessado em 04/08/2010 às 22h30).

P.S.: Os juros ficam com a Instituição Financeira. O imposto (IOF) fica com o esfomeado e voraz leão, a Receita Federal do Brasil.

P.S.2: O camarada que condena a criação da CPMF quando está na oposição é o mesmo que luta ferrenhamente para que ela não seja extinta, quando o dito cujo está na situação.

Em política, tudo é HIPOCRISIA. A política é semelhante ao Rei Midas ao contrário, pois tudo que ele toca vira ouro, e tudo em que ela se mete vira lama. As mentiras deslavadas dos canditados no horário eleitoral ilustrarão o que acabo de escrever.

Feliz eleição! (rsrsrs).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 04/08/2010
Reeditado em 29/09/2010
Código do texto: T2419020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.