Igreja Antiga.

A igreja antiga está compreendida entre os anos 30 e 590 a.C. (Afirmar que o nascimento da igreja tenha se dão com o nascimento de Cristo é fazer poesia, e não história).

De fato, a igreja nasceu no dia em que o Espírito Santo veio sobre os primeiros cristãos e sua fase antiga foi até os primórdios do catolicismo romano.

Embora a Igreja Antiga tenha se organizado em torno de sedes episcopais, o fortalecimento da igreja romana em termos de influência e comando acabou por originar o conceito do papado, o pai dos pais. Mas não devemos salientar tanto a origem do catolicismo, e sim, o desempenho original dos cristãos ante a fúria do império contra Cristo. Durante três séculos o rebanho de Deus e seus pastores sofreram violenta perseguição por parte das autoridades romanas, o que os poderia fazer minguar na difusão do Evangelho, assim como os judeus fizeram com o judaísmo antigo, todavia, como nas palavras de Inácio, “o sangue dos mártires era semente da Igreja”.

Este é meu parecer sobre a I. Antiga: que nossos irmãos fizeram em quatro séculos o que nós não o conseguimos em dezesseis...