FICHA LIMPA

O Brasil tem muitos problemas difíceis de resolver, e um deles é o seu conjunto de leis, excessivas, contraditórias, difíceis de cumprir. Mas o judiciário também é um problema. Há maus julgamentos, sendo que os juízes dos tribunais não têm a mesma desculpa dos juízes de futebol: Os primeiros têm muito tempo para fazer suas lambanças. Não há a desculpa da falta de tempo.

Foi criada uma lei que é um verdadeiro sonho: Os criminosos condenados por um colegiado de juízes não pode disputar cargos eletivos. E o melhor: A lei já vale para as eleições de 2010. Que paraíso seria se não acontecesse o que eu previ: Não adianta ter a lei se os juízes podem simplesmente proteger candidatos contra os efeitos dela.

Um dos casos foi a proteção a uma deputada estadual.Outro caso: um senador. Todos dois estão condenados, mas acabam de ganhar uma proteção contra a Lei da Ficha Limpa.

A cada dia que passa podem estourar outros casos, e a doença poderá transformar-se em epidemia pelo Brasil afora.

Essas práticas do judiciário, aliadas aos intermináveis recursos dos advogados chicaneiros¹, podem servir para uma coisa: Testar a nossa capacidade em selecionar os nossos parlamentares e mandatários. Se o judiciário protege um bandido (quem já foi condenado por crime não o é?) e o povo vota nele, então judiciário e povo estão em sintonia fina com essa corja de sanguessugas peçonhentas e nefastas para a nossa democracia.

Eu espero não ter que voltar a chamar o Brasil de uma grande porcaria após a apuração das eleições de 2010. Se o povo rejeitar os participantes de quadrilhas (esse pessoal não rouba sozinho, pois precisa de apoio logístico) eu prometo escrever um ensaio retirando tudo o que eu disse nos textos em que atribuí a qualidade de porcaria a este malfadado país.

Promessa é dívida. Estou esperando pelo resultado. Tenho muita vontade de retirar tudo o que disse quando esculhambei com o Brasil. Eu acredito que o nosso povo pode melhorar, pois a Lei da Ficha Limpa foi apoiada por mais de um milhão e seiscentos mil assinaturas de brasileiras e brasileiros.

Caríssimas brasileiras! Caríssimos brasileiros! Vamos criar vergonha na cara! Vamos votar nos "FICHA LIMPA". Não precisamos dessa lei para sabermos escolher os candidatos. Basta olhar a "folha corrida" dos nossos canditados! Não é o fato de um magistrado suspender uma lei que vai limpar a ficha de ninguém. Quem está sujo, continua sujo e disposto a aumentar o tamanho de sua ficha suja!

(¹) Chicaneiro é o advogado que pratica a chicana, que, segundo o MICHAELIS tem o significado abaixo:

chicana

chi.ca.na

sf (fr chicane) 1 Abuso dos recursos e formalidades da justiça. 2 Cavilação, enredo, tramóia, em questões judiciais. 3 Contestação sem fundamento. 4 Sutileza capciosa em disputa. 5 Dificuldade, suscitada por malícia, capricho ou má vontade. 6 Ardil, sofisma. 7 Mec V defletor.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 02/07/2010
Reeditado em 03/07/2010
Código do texto: T2354769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.