Jesus Cristo: Um Deus verdadeiro (cristãos) ou um deus falso(TJs)?

Um dos pontos-chave da doutrina cristã é a divindade de Jesus Cristo, o que se proclamou Filho de Deus. A Igreja Católica, os evangélicos e, creio eu, os carismáticos, aceitam a doutrina trinitarista, segundo a qual há um só Deus, em três Pessoas distintas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Meu objetivo neste ensaio não é demonstrar que Deus é uno, trino ou outro numeral qualquer. O que aqui pretendo é provar por A + B que as Testemunhas de Jeová chamam a Jesus Cristo de um falso deus.

O texto que serve como ponto de partida é o evangelho de São João, no seu primeiro versículo (João 1:1): No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Essa é a maneira de traduzir-se em português o primeiro verso do evangelho de São João.

As Testemunhas de Jeová, no entanto, o traduzem assim: "No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era um deus" (Tradução do Novo Mundo, da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados). Além de grafar deus (com d minúsculo), elas colocam um artigo indefinido para diferenciá-lo do que chamam de Jeová, o único Deus verdadeiro.

Agora vamos ao raciocínio: Se existe apenas um Deus verdadeiro (concordo com elas e com São Paulo, que diz que há vários deuses e vários senhores, mas um só é o nosso Deus... - I Cor 8:5, 6), e Jesus Cristo é um deus, Ele só pode ser um falso deus. Portanto, as que se dizem testemunhas cristãs de Jeová, chamam o seu líder de falso deus. Muito bonito para essas ovelhas, taxarem seu pastor de falso deus. Se fosse um falso pastor, seria menor o problema, mas falso deus é um problemão.

Mesmo que as Testemunhas afirmem que São Paulo, no texto citado acima, diga que EXISTE UM SÓ DEUS, O PAI (portanto o Filho não seria Deus), eu responderia com o seguinte diálogo entre Jesus Cristo e Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". Resposta de Cristo: "Há tanto tempo estou convosco e ainda não me conheceis? Quem vê a mim vê ao Pai...". Alguma dúvida de que Jesus e Jeová são divinos e estão intimamente ligados?

Acha pouco? Tem mais: Isaías 9:6, 7 diz: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Jesus é chamado de Deus e ainda é chamado de Pai, mesmo sendo o Filho de Deus. É que para os humanos Ele é muito grande para ser menor do que pai.

Todos os cristãos, e também as TJ´s, afirmam que Jesus é a Rocha, e também o Salvador. O Velho Testamento (ou Escrituras Hebraico-aramaicas, como dizem as TJ´s) está cheio de textos que dizem que Deus e a Rocha, a Salvação. Que dúvida resta, então, de que Jesus, a Rocha, é Deus, a Rocha?

Conclusão: Se você quer identificar-se como cristão, tenha cuidado com a doutrina das Testemunhas de Jeová, pois elas, como está demonstrado acima, não aceitam Jesus Cristo como Deus, mas como um deus.

ADENDO EM 03/07/2019: Um texto que me impressionou nas Escrituras, foi Isaías 45:24, que diz: "Todo o joelho se dobrará diante de mim e toda língua jurará por mim." Até aí tudo bem. Mas qual não foi minha surpresa ao deparar-me com Filipenses 2:9-11, que diz: "Por isso também Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome, de modo que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e no inferno, toda a língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 10/04/2010
Reeditado em 03/07/2019
Código do texto: T2188454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.