Carolina- Primeiros passos

Um dia aparentemente comum.Uma morna tarde de domingo e você insistindo no maior de todos os seus projetos, colocar a Carol pra andar...Já vi você ensaiando com ela e depois disfarçando quando eu chego perto, sei bem que você quer me fazer mais uma das suas incríveis surpresas...

As vezes quando deixo vocês sozinhos fico imaginando que a qualquer minuto vou ouvir você me chamando só pra mostrar que ela consegui dar sozinha os primeiros passos. E apesar da minha profissão, quem sou eu para me enfiar no meio desse seu "projeto". Confesso que quando você não está perto eu também dou as minhas aulinhas e já combinei com a Carol que os primeiros passinhos dela serão em direção a você... Ela parece que me entende e já percebeu que isso é muito importante ...

Enquanto isso, eu continuo me divertindo espreitando vocês, torcendo para que o grande momento aconteça ,observando cada sorriso e a festinha quase silenciosa que você faz a cada pequeno progresso . Fico rindo com os meus pensamentos, imaginando que você vai ficar um tanto quanto insuportável, quando conseguir seu objetivo.Vai fazer questão de me lembrar eternamente , que os primeiros passinhos dela foram em direção a você.Tudo bem. Quando ela ficar maiorzinha eu explico a ela a minha versão da história e nós duas guardaremos esse segredinho, pra sempre, só para ver o teu sorriso lindo ,cada vez que você, orgulhoso, contar a história do seu jeito.

Eu faço algum barulho só pra você perceber que eu estou chegando e começar o seu teatrinho fingindo que só está brincando com a Carol. A Carol sorri. E eu fico pensando se ela está sorrindo pra mim, ou se ela esta sorrindo por ver que você não convence. Céus, meu anjo, você é um péssimo mentiroso(ainda bem...).Eu te dou um beijo, desconverso, finjo que acredito em você. E digo que tenho algumas coisas do trabalho pra resolver, maldosa, eu pergunto se você pode olhar a Carol enquanto eu termino tudo...Você diz que se precisar de algo me chama...(quer se livrar rápido da minha presença...rs)

Largo vocês sozinhos e fico de longe fingindo que estou lendo, enquanto continuo me deliciando observando vocês. A Carol, apóia-se no sofá fica em pé, te olha, você chama, mas ela não liga, senta-se no chão e volta a fazer festa com um dos brinquedos... Eu me seguro pra não rir. Mas você é persistente. Conversa com ela...E lá está ela novamente, linda, sorridente, apoiada em algo, de pé, olhando pra você... Ver essas cenas me faz pensar que a vida não poderia ser melhor...

Acabo me distraindo com os papéis e quando torno a olhar ela trocou o apoio do sofá pela tua mão ...E você fica todo orgulhoso... Incentiva...

_Assim Carolina,muito bem.Agora você tem que fazer sozinha pra gente mostrar pra sua mãe...

Parece que o incentivo funcionou apesar dos arranjos e rearranjos que ela faz pra se equilibrar, parece que agora ela pegou gosto pela idéia. O tempo passa e agora parece que quem está começando a ficar cansado é você. O meu olhar clínico diz que falta tão pouquinho, que eu não resisto e vou invadindo a sala, a cena inteira, sem te dar tempo de fingir nada. Sento me no sofá de frente pra você. Retruco ...

_Você já podia ter pedido minha ajuda, sabia?

Você sorri ... e rebate a altura...

_Mas eu e a Carolina estamos indo muito bem...

Desisto de qualquer argumentação. Até porque estamos diante de um momento mágico...Coloco a Carol em pé...de frente pra você. E falo baixinho pra ela...

_Vai com papai...

Você estende as mãos e ela toda faceira começa a ir na sua direção mas ainda usando a minha mão como apoio.Continuamos tentando mais algumas vezes .E parece que agora ela emburrou com essa história de ter que ficar “quase andando” no espaço de dois passos... Senta no chão volta para os brinquedos e em uma das tentativas de coloca-la de pé ela faz um “na-nã” com a cabeça...E conhecendo minha filhota sei bem que se insitir... Vou aguentar uma birra daquelas. Você senta-se do meu lado, me dá um beijinho, tentando me fazer sorrir. Faço o meu bico de emburrada, numa versão sênior da Carol, por não ter sido dessa vez.

Eu resolvo afogar o “cansaço” com um pouco de sorvete. Volto pra sala sento no chão perto da Carol... Ela vem pra o meu colo(eu sei que a intenção real dela é ganhar um pouco de sorvete - espertinha). Você ranzinza, ameaça começar o discurso, que as avós fariam se vissem eu dando sorvete pra ela... O blábláblá da dor de garganta... Hunf... Se dependesse de vocês imunidade nunca entraria no dicionário dessa menina. Ela se preocupa com as suas reclamações tanto quanto eu:Nenhum um pouquinho. E quando você pensa em fazer cara de bravo pra nós duas, a Carol surpreende...Se coloca em pé com uma das mãos apoiada no meu ombro.Ela olha pra você, como quem diz...é agora. E como se tudo tivesse sido combinado...Você estende as mãos e diz:

_Vem papai...Vem Carolina...Vem papai...

Ela dá o primeiro passinho.Tira a mão que estava apoiada no meu

ombro,faz uma pequena pausa...E majestosamente dá alguns passinhos e então se joga sorrindo nas suas mãos. Você sorri radiante. E demoram apenas 2 segundos pra você ficar insuportável e lembrar que os primeiros passos da Carol foram na sua direção. Como se eu não tivesse visto a mesma cena que você. Começo a rir e digo que o mérito não é só seu. Afinal, tudo deu certo depois do sorvete...

Agora você vai ter que dividir a glória com o sorvete de morango... Enquanto você continua na maior bagunça com a Carol, eu assumo o árduo trabalho de ligar para os avós e como todos os marinheiros de primeira viagem, dizer orgulhosa que ela “já está andando” e depois incluir a parte que “os primeiros passos foram na sua direção”...

A noite chega e depois de toda a agitação finalmente eu consigo colocar a senhorita Carolina pra dormir.Enquanto eu ainda estou cantarolando algo, pra garantir que ela não acorde,você entra de mansinho,me abraça... Ficamos olhando pra ela...Ela se remexe um pouco...Resmunga ...E eu digo baixinho:

_Acho que ela já está sonhando...

Você não perde tempo e completa:

_Aposto que no sonho ela está andando e na minha direção...

Eu olho pra você dou uma torcida na sobrancelha... faço uma cara que você já conhece bem...Agora eu saio de mansinho...enquanto você ainda curte a cena de ver a Carol e os seu sonhos...Paro na porta, olho a sua carinha feliz...Com um sorriso que parece que nunca mais irá embora...Sinto meu coração vibrar,ao perceber que mais um sonho se tornou realidade...E sei bem que tudo isso começou, quando eu resolvi virar os meus passos na sua direção...

* É talvez um dia isso deixe de ser apenas um sonho...No momento basta alegria de poder sonhar

Gizz Sousa
Enviado por Gizz Sousa em 24/02/2010
Reeditado em 19/03/2011
Código do texto: T2105566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.