O Silêncio dos Bons ( Celismando Sodré Farias- Mandinho)

O SILÊNCIO DOS BONS

( Celismando Sodré – Mandinho)

Uma energia negativa paira sobre minha pequena cidade, Barra do Mendes, e sobre as grandes e médias cidades do Brasil, uma sombra negra está a nos rodear em toda a sociedade, como se fosse um carma, que estivéssemos pagando por faltas cometidas no passado. Qual seria a causa disso? Descaso, irresponsabilidade, impunidade, estelionato eleitoral, corrupção, perseguição, omissão e falta de cidadania, não sei explicar. Só sei que coisas sinistras vêm ocorrendo e uma parte da sociedade assim como aqui em nossa comunidade, parece não mais se importar, como se não estivesse mais nem aí para o que está acontecendo de ruim. Quando tais fatos sinistros são relatados na mídia, revistas e jornais, como os crimes bárbaros não solucionados, corrupção e descaso de algumas autoridades locais e nacionais para com a ética e a honestidade com relação a harmonia social e no trato com o bem público, muitos chegam a ironizar e fazer gozações com aqueles que ainda teimam em defender a ética e a justiça, constata-se que o esmorecimento dos justos compromete o tecido social. Toda ação do ser humano, quando não se comporta eticamente, é co-responsável pelos valores que desagregam o ser humano e a sociedade

Reajam, homens e mulheres de bem de Barra do Mendes e do Brasil!!. A indiferença é o peso morto da história e a omissão que vem através desta é sua cria mais perversa e destrutiva, porque desumaniza o ser, anestesiando sua capacidade sensível de se indignar diante das injustiças, da violência, dos crimes bárbaros, provocando um individualismo doentio, uma competição selvagem onde predomina “o cada um por si”. Por que a teima ou tentativa de se iludir dizendo que não está vendo o que está vendo, que não está ouvindo o que está ouvindo, de não sentir o clamor por justiça e solidariedade? Por quê?

O que mais me preocupa em nosso município e em nosso país, além de todos os descasos administrativos é a impunidade e a falta de segurança, a falta de perspectivas da juventude que se envolvem em drogas e desprezam as virtudes morais e a apatia dos adultos, das autoridades. O que me deixa mais triste é O SILÊNCIO DOS BONS, que tenho certeza ainda ser grande maioria, daqueles que poderiam estar reagindo, protestando, cobrando dos poderes públicos e se posicionando diante de tais coisas assustadoras que vêm ocorrendo, como se pensassem assim: “Enquanto não for comigo, não estou nem aí”, e quando for? E quando um dos nossos parentes, amigos, filhos aparecerem mortos de maneira extremamente violenta. Meu Deus!! Nós que nascemos aqui, que temos raízes neste lugar, que fazemos parte deste grande país, não podemos fingir que não é conosco, não podemos seguir o conselho de certos crápulas que simplesmente pedem para mudarmos daqui, se não estivermos satisfeitos, que este lugar não tem futuro. Além do mais, a maldade cometida contra qualquer ser humano, é uma maldade cometida contra cada um de nós.

Homens e mulheres de bem de Barra do Mendes e do Brasil, não deixem o comodismo contaminar a sua capacidade de ação. Jamais percam a esperança em um futuro melhor. Lutem pelos seus sonhos, por suas crianças, seus filhos. Não nascemos para ser conivente com o mal. É missão de todo o ser humano ético, correto e justo combater o mal, que jamais poderá triunfar diante do bem, da justiça, do amor. Precisamos formar uma corrente energética positiva de valores nobres para dissipar esta energia negativa que paira sobre nossas cidades, ainda há tempo, mas é preciso urgência. Sei que grande parte do povo brasileiro possui um bom coração, notamos isto na disposição em ajudar o próximo, nas campanhas solidárias quando ocorrem certas calamidades. Que os bons voltem a fazer com que suas vozes sejam ouvidas.

Celismando Sodré-Mandinho-

É autor dos livros: "Canção dos Poetas Anônimos", "O Poeta e o Vento" e "O Milagre de Cada Ser Pensante".

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 08/10/2009
Código do texto: T1854698