O POVO DIZ NAS RUAS

Na data em que estou escrevendo estas palavras, o faço sob a inspiração do que ouvi uma turma conversando numa rua, no centro da cidade: "Essa justiça safada". Por acaso (acaso?) eles estavam na calçada de um pequeno prédio onde funciona um escritório de advocacia. Ou seja: Parece que estavam saindo da consulta com o causídico, ou na iminência de entrar lá para conversar com o referido profissional.

O povo vê os políticos como ladrões, desonestos, corruptos e outros adjetivos "lisonjeiros". Agora há algo novo no ar: O adjetivo "safado" (novo qualificativo) não mais para os políticos por nós eleitos e legítimos representantes nossos, mas para a categoria do Judiciário, ocupado por pessoas que não foram por nós escolhidas. Foram escolhidas por aqueles que nós escolhemos, ou então fizeram concurso público e, dessa forma, também, fugiram do controle popular.

A coisa está ficando mais grave, num eterno afundar. Parece que minha ideia de que sempre teremos como piorar, como afundar, continua funcionando, como se "o poço não tivesse fundo". O Brasil estaria atolado num "poço sem fundo"?

Para poupar o tempo dos leitores, transcrevo do MICHAELIS ONLINE o verbete "SAFADO":

"safado

sa.fa.do

adj (part de safar) 1 Que se safou; tirado para fora: avio

safado.

2 Gasto ou deteriorado pelo uso: Casaco safado.

3 Apagado, gasto: Desenho safado.

4 pop Desavergonhado, descarado, pornográfico, imoral.

5 gír Encolerizado, raivoso, indignado.

6 fam Traquinas, travesso. sm pop Homem vil, desprezível".

Acredito que a turma que usou o qualificativo "SAFADO" para a justiça, aproximou-se mais da acepção nº 4 (descarado, imoral, desavergonhado).

António Fernando
Enviado por António Fernando em 07/08/2009
Reeditado em 09/08/2009
Código do texto: T1741423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.