Tentando minimizar o que diz o povo sobre os políticos

O povo diz nas ruas, em repartições públicas e em todo canto das cidades que todos os políticos são ladrões, desonestos, corruptos e/ou muitas outras coisas cabeludas. Por empirismo mesmo.

Eu tento ver melhor, usar algum "método" para contestar de modo "científico" esse saber popular, mas quanto mais o tempo passa, e quanto mais eu tento minimizar essa visão simples ou simplista do povo, mais me convenço de que terei que inventar métodos e artifícios para mudar essa opinião empírica do povo. Não tenho como fugir, neste caso, do conhecido VOX POPULI, VOX DEI.

E bote VOX DEI nisso, pois a própria palavra de Deus diz: "... o mundo inteiro jaz no poder do Maligno". (I João 5:19). Não estou aqui dando uma de evangélico nem de católico apocalíptico/escatológico, pois não gosto de discutir religião, que não é um assunto concreto. Na seara religiosa não meto o bedelho. Sou católico romano de nascimento, mas não tão praticante quanto manda a "Santa Madre Igreja".

Mas não tem como enxergar diferente. Eu não consigo. Penso assim mesmo, que existe algo de demoníaco em tudo isso. Não que obrigatoriamente exista tal figura com nome de demônio. Pode ser o demônio segundo a visão do teólogo e filósofo Huberto Rohden (nem preciso citar a obra, pois quase todos os livros dele dizem a mesma coisa). Segundo Rohden, Lúcifer é nossa mente; Satan é a nossa mente que se volta contra o Logos (também dentro de nós), e que seria a luz que ilumina a todo homem que vem a este mundo (João 1:9).

Ilustrando o que Rohden disse, veja o capítulo oito do evangelho de São Marcos, ou o capítulo dezesseis do evangelho de São Mateus, nos quais Pedro, logo após reconhecer, inspirado pelo Espírito Santo, que Jesus "é o Cristo, o Filho do Deus vivo". o mestre de Nazaré chama seu santo apóstolo de Satan, por Pedro ter tentado o Filho de Deus a fugir da missão de morrer na cruz. Espírito Santo e Satan dentro de Pedro! Pedro, a quem Jesus acabara de confiar a Igreja (sobre esta pedra...) "Pietro ès la pietra!"

Ou seja: Dentro de nós há o Lúcifer e o Logos (a Palavra, o Verbo Divino: o Cristo, o Messias, o Ungido). Não digo isso com base no Catecismo, pois de tudo que nele já li, ainda não localizei qualquer trecho que traga essa ideia. Busquei em outras fontes e, como aconselhou o apóstolo São Paulo, fiz como os bereanos: Fui confirmar na Bíblia.

Portanto, continuo a pensar que a voz do povo está em harmonia com a voz de Deus, consignada por escrito na Bíblia, ou, como dizem os teólogos, na Autoridade Escrita, uma das fontes que temos para pesquisar a mente de Deus. Deixei o "método" e os artifícios de lado. Não vou defender comportamento de deputado nem de senador, nem de político algum. Seus comportamentos são abomináveis.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 07/08/2009
Reeditado em 07/08/2009
Código do texto: T1741396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.