Sejamos unidos

Quem não ama o irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a que não vê (conforme I Joao 4:20). O amor é o perfeito vínculo da união, segundo o apóstolo Paulo (colossenses 3:14).

Os seres humanos têm uma tendência à competição, ao uso da lei da vantagem (no Brasil conhecida como a Lei do Gerson), ao egoísmo. Isso é um sintoma da falta de conhecimento em relação aos outros que nos cercam. Falta-nos a consciência de que aqueles que nos rodeiam são representantes de Deus, da sua imagem e semelhança, do seu Espírito.

Se refletirmos sobre a vida de Cristo, narrada nos evangelhos, e focarmos a união dEle com o Pai, teremos um bom exemplo da verdadeira união. O Messias é tão identificado com Deus Pai que chega a dizer que os dois são apenas um (João 10:30).

Deus habita em cada um de nós (I Coríntios 3:16). Sendo assim, podemos enxergar Deus em cada um dos peregrinos humanos aqui no orbe terrestre. Mas por não conhecer isso ou pelo desejo de não saber disso, parece mais cômodo ignorar os outros da mesma espécie. Isso nos torna isolados, acomodados. É uma grande causa de depressão e de muitas outras doenças.

As pessoas são preciosíssimas. Cada uma representa uma porção diferente, uma parte única e insubstituível da humanidade. Não há dois humanos iguais, mesmo que os capitalistas defendam com unhas e dentes que somos seres descartáveis, facilmente substituíveis. Não somos, não. Temos o potencial divino dentro de nós. Somos templo divino. Precisamos nos amar a nós mesmos como morada de Deus, e enxergar o próximo como templo do Espírito de Deus também.

Conhecedores dessa realidade, busquemos a perfeita união entre nós, e sejamos unos com o Pai e o Filho. Essa é a forma de vivermos o reino de Deus aqui na Terra e aonde quer que nossa alma seja conduzida após descartarmos a nossa vestimenta terrestre, o corpo carnal (I Coríntios 15:44).

Tudo o que escrevi foi para defender a união entre os humanos. Esta depende do amor, do interesse pelo outro, da consciência de que o outro é a imagem de Deus. Se não amamos nem conseguimos a união, por sermos cheios de defeitos, então sigamos o conselho do Divino Mestre Jesus Cristo: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial" (Mateus 5:48). Se o Cristo mandou sermos perfeitos é porque temos potencial para isso. Portanto, obedeçamos.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 17/05/2009
Código do texto: T1599381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.