MORFO-SEMÂNTICO

Escritores modernos utilizam-se do jogo morfo-semântico para oferecer mais de uma leitura em um mesmo texto. Estive lendo Chico Miguel e gostei do Quinteto em mi(m) que pode ser lido (cantado) em “mi” (tom) na 3ª nota musica ou Quinteto em mim. Achei criativo e de bom gosto o “eu” lírico cantando em mim – talvez os músicos prefiram cantar em mi. Este jogo, normalmente (o) corre com léxico (a) parente – (o) culto - e torna-se patente, pelo uso do parêntese.

Arrisquei fazer meu primeiro poema moderno (Eco) lógico, mas, a maior dificuldade foi classificá-lo, atribuir-lhe o gênero, isso porque, para postá-lo na web, precisa-se informar a classe a que pertence. Se fosse publicar apenas na forma impressa em papel, eu me pouparia deste trabalho, deixando-o para os críticos e leitores e para os leitores-críticos.

Algo muito especial acontece-me: às vezes, levo 5 minutos para produzir um texto de meia página em prosa ou verso. Mas quando escrevo uma crônica, fico uma hora tentando descobrir se fiz realmente uma crônica ou escrevi um conto...

Nosso livro “Senda de Flores e Espinhos” tem as duas coisas: crônicas e contos... ou uma coisa só?

Assim como Clarice, não me apego ao Lispector das estruturas dos gêneros literários, prefiro andar na trilha, serpenteando em torno dos trilhos, quase metálicos de seus conceitos.

Não se pode pôr um freio na boca de um profeta, nem algemas nas mãos de um poeta! Eis nosso (po) ema (Eco) lógico:

Floresta

pássaros

festa

chuva

sol

fotossíntese

oxigênio

em síntese:

vida.

Moto-serra

mata

mata

Serra Pelada

casa sem porta

vida morta

terra ardente

como cera

derrete.

De repente

alma descrente

julgada

por si mesma

mente

voz embotada

amordaçada

grito de medo

abafado na mente

eco-lógica distante

passado errante

e por um instante

(quase) infinito

o grito de medo

abafado na mente

da tenda

sem teto

sem afeto

e como no princípio:

informe

disforme

sem luz

nem dia

E as trevas cobrem

a Terra

informe e vazia.

CRÍTICAS:

Querido Mestre, fico muda diante de tanta beleza, sua palavra se faz e se refaz por si.

Enviado por Ana Maria Carvalho em 12/12/2008 16:05

para o texto: MORFO-SEMÂNTICO (T1331848).

GENIAL! Maestro de palavras!

Enviado por Nádia em 13/12/2008 23:22

para o texto: MORFO-SEMÂNTICO (T1331848