A cólera em um copo

A CÓLERA EM UM COPO

ginaldo_silva@hotmail.com

Um copo de cólera de Raduan Nassar é uma história de paixão. Ao compô-la o autor utiliza-se de uma narrativa densa, violenta, cheia de força e velocidade. O personagem – narrador forja uma encenação no texto e experimenta a doce amargura de dizer as coisas sem ter receio de dizer o inaudito.

O tema é atual e corriqueiro em que questões éticas se colocam antes de tudo como linguagem de um discurso existencial, filosófico e político. Trava-se um duelo entre o machão e a feminista, o anarquista contra a reformista, a individualidade contra o populismo, compondo um conjunto da sociedade que é rejeitado como falso e corrupto: o povo, a política e as relações interpessoais.

Há neste discurso um grande embate. O narrador sabe que o duplo discurso, da mulher e dele, é apenas a vestimenta social de um não-dito corpóreo indizível e de uma má-fé social generalizada, e considera que falar é uma gota na enxurrada de palavras retorcidas que saem da boca da personagem como lâminas afiadas, para ferir e mostrar o seu ponto de vista. É o discurso anárquico contra o discurso autoritário.

Raduan Nassar constrói um texto em torno de uma recusa de obediência, de cumplicidade e de amor. Mostra um homem que em seu desejo de proteger sua casa com cerca inviolável, se mostra aparentemente, solidário do discurso da ordem, contradição que não escapa à mulher. A sobrevivência do mais forte é explicitamente questionada quando os personagens travam uma luta incansável de palavras, as quais, manifestam de forma agressiva, a verdadeira face de dois animais que disputam entre si o direito de falar e ser ouvido.

O abandono da literatura é, em Raduan Nassar, o desnudamento radical. Esse abandono é o efeito de uma cólera, com tudo que a cólera implica de expectativas frustradas. Na verdade, toda literatura de revolta é necessariamente breve, e desemboca no silêncio ou no escárnio. A cólera é a paixão dos impacientes.

ginaldo
Enviado por ginaldo em 09/07/2008
Código do texto: T1071654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.