POESIA POPULAR E CRISTÃ

Sinopse
Embora pouco divulgado pela mídia, cordel ganha força no Nordeste Brasileiro através dos folhetos publicado pelo paraibano Leandro Gomes de Barros no final do século XIX. Essa forma de manifestação poética envolve diversos elementos de nossa manifestação social, cultural e religiosa. Resume-se na pura essência entre o homem, a natureza e Deus. A Iiteratura de cordel surge em Portugal em meados do século XVII, na Província do Minho (Norte de Portugal), e é introduzida no Brasil devido o processo colonial. As maiores exposições de literatura de cordel se encontram na região Nordeste do Brasil. Manifestação cultural que ganha forma através da poesia popular e religiosa. No contexto popular retrata os acontecimentos que envolvem a sociedade brasileira, muitos autores fazem críticas construtivas aos princípios, fatos, acontecimentos que engloba o contexto político brasileiro. Que muitas vezes ferem a liberdade de expressão, a constituição e os princípios da democracia brasileira.
Autor:
Moisés Aboiador
Formato:
docx
Tamanho:
449 KB
Ano:
2017
Enviado por:
Moisés Aboiador
Enviado em:
19/01/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.