A REPRESENTAÇÃO DO DESEJO, DO EROTISMO E DA VIOLÊNCIA NA FICÇÃO DE ANTÔNIO CARLOS VIANA E ARRIETE VILELA

Sinopse
Esta pesquisa tem como objetivo estabelecer uma interface entre os escritores Antônio Carlos Viana e Arriete Vilela. Ambos escritores produzem textos que, de maneira peculiar, apresentam ocorrências e situações semelhantes como o desejo sexual e a violência voltados para aqueles que estão à margem sociedade, seja ela uma violência sexual ou psicológica. No entanto, a finalidade deste estudo é comparar os contos “OLHOS DE FOGO” (1987) de Viana e “FLOR DE ESTERCO” (2015) de Vilela, elencando em um único trabalho pontos de contato e afastamento entre as obras. Para o enriquecimento de análise, buscaremos como suporte teórico Freud (1989), Bataille (1987), Perrone-Moisés (1978) e Candido (2010) e dividiremos o texto em sete capítulos, incluindo a introdução e as considerações finais para melhor estruturar a linha comparativa proposta. No mais, o nosso objetivo é identificar o conceito do desejo, o qual é visto na literatura como uma comunhão entre duas pessoas ligando um laço paterno como uma profanação do corpo, dando a entender que as próprias personagens são vítimas de variadas formas de violência na infância.
Autor:
Gleison da Silva Santos
Formato:
pdf
Tamanho:
654 KB
Ano:
2021
Enviado por:
Gleison da Silva Santos
Enviado em:
17/11/2021
Classificação:
seguro