ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS

Sinopse
Os nossos pais e bem assim os nossos professores falavam sobre a figura histórica de André Vidal de Negreiros, nascido em 1606, natural do Engenho São João (um antigo engenho construído em terras da atual Usina São João – Santa Rita e atualmente só restam às ruínas do engenho e sua capela conhecida como a “capela do barão”), Capitania da Paraíba, filho de Francisco Vidal de Negreiros e de Catarina Ferreira, considerado um dos principais lideres da restauração das capitanias do Rio Grande do Norte, da Paraíba e Pernambuco, dentre outras que ficaram sujeitas ao domínio holandês, bem como é considerado como a alma da restauração, tendo em vista ser o homem que jamais se curvou ao medo e muito menos as conveniências, nunca correu mesmo diante do poderio inimigo apesar de que muitas vezes foi quase esmagado, conforme Pinto citado por Silva (2006, p. 160). Sua bravura e ou fama correu mundo e é reconhecida no texto da carta do Padre Antônio Vieira enviada ao Rei D. João IV, escrita na Capitania do Pará em, 6 de dezembro de 1655, onde afirma que tem V. M. mui poucos nos seus reinos que sejam como André Vidal; eu o conhecia pouco mais que de vista e fama [...] pelo que toca ao serviço de V. M. (de que nem ainda cá me posso esquecer) digo a V.M. que está André Vidal perdido no Maranhão, e que não estivera a Índia perdida se V.M. lha entregara.(VIEIRA, 2003, p. 455-456).
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
3 MB
Ano:
2016
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
28/07/2018
Classificação:
seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.