CONCEPÇÕES DE CORPO NA ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM COM WILHELM DILTHEY

Sinopse
Da revisão dos saberes sobre corpo no Brasil, em diversas áreas do conhecimento, desde a segunda metade do século vinte, constatamos que, 1987 a 1999 foram produzidos vinte artigos, cinco dissertações e cinco teses de enfermagem com a temática corpo. Dessas escrituras de enfermagem, selecionamos, aleatoriamente, quatro teses e uma dissertação, tendo por objeto de estudo concepções de corpo. Traçamos o objetivo de entender as concepções de corpo exclusivas dos enfermeiros e enfermeiras, no Brasil, nos anos noventa, expressas em escrituras selecionadas, conhecendo o processo de formação dos saberes sobre corpo naquelas escrituras. Adotando Wilhelm Guillermo Dilthey (1833-1911) por referencial teórico, desenvolvemos um percurso metodológico iniciado pela criação de cinco estruturas analíticas: concepções fluentes, afluentes, influentes, confluentes e defluentes. Estas cinco concepções ou estruturas analíticas, aplicadas aos saberes sobre corpo nas escrituras, identificaram a origem epistemológica dos mesmos. Daí, conhecemos os saberes sobre corpo, exclusivos dos enfermeiros e enfermeiras, aclarando as conexões entre as trajetórias e memórias de corpo nas escrituras. No agrupamento de trajetórias e memórias de corpo formamos oito concepções de corpo, sobre as quais exercemos um entendimento interpretativo, destacando conteúdos empíricos para a explicitação de tendências e perspectivas epistemológicas para a enfermagem.
Autor:
Carlos Fernandes
Formato:
pdf
Tamanho:
718 KB
Ano:
2009
Enviado por:
Carlos Fernandes
Enviado em:
07/09/2009
Reeditado em:
18/02/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.