O TRAUMATISMO DA COLUNA (TRAUMA RAQUIMEDULAR)

Sinopse
Com o evento dos tempos modernos, imortalizado por Chaplin, observa-se a perda sistemática do controle do homem sobre a máquina por ele mesmo criada, sendo paulatinamente por ela comandada, dela sendo perigosamente dependente e quase vítima fatal. Devidos aos acidentes automobilísticos, as quedas acidentais na prática de esportes violentos, aos mergulhos em piscinas rasas ou praias, agressões da violência urbana por projéteis de arma de fogo, estilhaços ou armas brancas. Enfim, um grande número de causas levam a dar entrada nos serviços de emergência dos Hospitais, o paciente vítima do trauma raquimedular. O drama desses pacientes já começa no próprio local onde sofreu o acidente, onde populares e curiosos com a intenção nobre de ajudar, manipulam inadvertidamente, tornando muitas vezes um caso de simples fratura, ou fratura luxação, que teriam um prognóstico favorável, numa secção completa de medula com prognóstico totalmente diferente, levando, imediatamente inclusive ao êxito letal. E o drama continua, ao chegar nos hospitais periféricos e postos de assistência, constatam estarrecidos, não haver condições técnicas, sendo então o paciente removido para outros centros, até chegar a um hospital central, onde por falta de sistematização, imperícia ou mesmo negligência, seria protelado, por um outro paciente “dito” mais grave, enquanto o precioso tempo de intervenção vai se esgotando, e muitas vezes quando dele vão se ocupar, pouca coisa haveria de se fazer.
Autor:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Formato:
doc
Tamanho:
80 KB
Ano:
2009
Enviado por:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado em:
11/06/2009
Reeditado em:
12/06/2009
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.