EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA EM UM CONTEXTO CONTEMPORANEO
Sinopse
Entendemos que seja importante rever o papel da psicologia da educação na contemporaneidade e a proposta de uma aliança desta com o que achamos ser um pensamento comunicacional, justifica-se pelo reconhecimento de uma radical transformação cultural em curso e pela compreensão da educação como um processo sociocultural com uma inserção de duplo sentido: tanto é moldada e afetada pelo contexto sociocultural, quanto a ele molda e afeta.
Identificam nossa cultura, hoje, a tecnologia e a comunicação. Essa identificação se faz presente em nomeações do tipo: Cultura Comunicacional Contemporânea, Era da Informação ou, ainda, na afirmação de um Mundo Globalizado (possível graças aos avanços tecnológicos que permitiram a veloz e ilimitada circulação de informações e capitais, os quais, em alguns casos, se confundem). Muniz Sodré (1996) destaca a designação de tecnocultura para o que ele descreve como um processo de universalização de duas alianças: uma primeira, entre comunicação e tecnologia, que permite que os avanços tecnológicos rapidamente se convertam em tecnologias do conhecimento, capazes de produzir e transmitir comunicação; e uma segunda aliança, entre os dois primeiros termos e a economia de mercado, que se impõe como forma única de organização econômica. Quanto à educação, seria ela o instrumento privilegiado responsável pelo suporte e pelo transporte dos sentidos componentes de uma cultura específica. No caso da nossa cultura, a versão formal e escolar da educação foi, p
- Autor:
- Ramiro Thamay Yamane
- Formato:
- Tamanho:
- 77 KB
- Ano:
- 2009
- Enviado por:
- Ramiro Thamay Yamane
- Enviado em:
- 05/04/2009