O Cortiço por Aluísio Azevedo

Sinopse
"O Cortiço," obra-prima de Aluísio Azevedo, é um romance naturalista que mergulha nas camadas mais profundas da sociedade urbana carioca do século XIX. Publicado em 1890, o romance é uma narrativa poderosa que explora as complexidades das relações humanas, os instintos primitivos e as influências do ambiente em moldar o destino das pessoas. A trama se desenrola em torno do cortiço de João Romão, um empreendedor que explora a miséria alheia para acumular riqueza. Através de personagens variados e vívidos, Aluísio Azevedo revela os dramas, vícios, ambições e paixões que se desenrolam no ambiente opressivo do cortiço. A vida tumultuada dos moradores espelha a sociedade mais ampla e suas dinâmicas, incluindo a exploração dos trabalhadores, a exploração sexual e a luta pelo poder. Com sua narrativa crua e direta, Aluísio Azevedo escancara as desigualdades, os instintos humanos e a influência do ambiente na formação do caráter. "O Cortiço" é uma crítica social contundente que revela as mazelas da sociedade da época, enquanto permanece relevante ao abordar questões universais sobre a condição humana e as relações de poder.
Autor:
Mafra Editions e Aluísio Azevedo
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2023
Enviado por:
Mafra Editions
Enviado em:
30/08/2023
Classificação:
seguro