AS MANIFESTACOES EPILETICAS NA CRIANCA. ( A EPILEPSIA NA CRIANÇA)

Sinopse
Epilepsia na criança Paulo Roberto Silveira Médico Aposentado da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e Defesa Civil • Sub-Secretaria de Atenção à Saúde • Superintendência de Vigilância em Saúde • Coordenação de Epidemiologia • Coordenação de Doenças Não Transmissíveis Medico Perito Legista. Neurologista Forense • Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica Secretaria de Estado de Segurança Pública • Estado do Rio de Janeiro Advogado - Direito Médico _______________________________________________________________________________ “…as mais agudas, mais graves e mais mortais enfermidades, assim como aquelas que são mais difíceis de entender devido à inexperiência, atacam o cérebro”. Hipócrates A epilepsia é uma entidade mórbida conhecida desde vários séculos AC. Todavia, a crise convulsiva devido ao carácter abrupto e inesperado do seu aparecimento e a dramaticidade de suas manifestações habituais sempre se revestiam, em toda sua evolução, paralela à própria evolução do homem, de um carácter místico, dependente de interferências sobrenaturais, divinas ou demoníacas. Suas diversas denominações populares já testemunhava o carácter esotérico das causas a ela atribuídas. Era “o mau sagrado” (“morbus sacer“) . Segundo a tradição sua manifestação em qualquer participante de um comício romano, seria sinal que essa reunião, desagradável aos deuses deveria ser interrompida.
Autor:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Formato:
doc
Tamanho:
586 KB
Ano:
2009
Enviado por:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado em:
10/06/2009
Reeditado em:
17/09/2009
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.