Vencendo as limitações

1 Cronicas 14: 8-17

Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido como rei do país inteiro de Israel, o seu exército saiu para prendê-lo. Davi soube disso e saiu para encontrar-se com eles. Os filisteus chegaram ao vale dos Gigantes e começaram a atacar e a roubar. Então Davi perguntou a Deus: — Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória? — Vá! — disse o Senhor. — Eu lhe darei a vitória. Davi os atacou em Baal-Perazim e os derrotou. Ele disse: — Como se eu fosse uma enchente que derruba tudo, Deus me usou para abrir uma brecha no meio do exército inimigo. Por isso, aquele lugar é chamado de Baal-Perazim. Quando os filisteus fugiram, deixaram os seus ídolos para trás, e Davi ordenou que fossem queimados. Mas logo os filisteus voltaram ao vale e começaram a atacar. Mais uma vez Davi consultou a Deus, e ele respondeu: — Não os ataque daqui. Dê a volta e ataque pelo outro lado, perto das amoreiras. Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, ataque-os porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus. Davi fez o que Deus havia mandado e obrigou os inimigos a recuar desde Gibeão até Gezer. A fama de Davi se espalhou por toda parte, e o Senhor fez com que todas as nações ficassem com medo dele.

Estratégias de vitória

No texto de 1 Cronicas vemos uma batalha que habilitou Davi quando assumiu seu reinado. Não devemos temer as batalhas pois são elas que nos habilitam diante dos outros. Após vencer esta batalha a Bíblia diz que as outras nações ficaram com medo de Davi.

Seus adversários estão observando como vc lida com as suas dificuldades. Provérbios 24:10 diz que se vc se mostrar fraco no dia da angústia sua força será pequena. Desta forma precisamos vencer nossas limitações e confiar em Deus que nos ungiu e nos estabeleceu neste lugar.

3 limitações que precisam ser vencidas em nossas vidas e nossos negócios e 3 estratégias espirituais para vence-las.

1 - A dúvida.

Tiago 1 6-8 Fala sobre a pessoas que dúvida e a compara com a onda do mar que é levada e agitada pelo vento. Quando somos dominados pela dúvida não temos:

Estabilidade emocional

Objetivos definidos

Firmeza diante das adversidades

Para vencer a dúvida precisamos aprender a confiar em Deus. Salmo 125:1

A confiança em Deus nos faz inabaláveis. Quando nossa confiança está em Deus nao focamos no que vemos no mundo físico (crise financeira, baixa no mercado, mudanças de governos) porque sabemos que Deus é poderoso para trazer a existência o que não existe. Romanos 4:17 (Renascer Praise Poder da oração)

2 - Limitações impostas pelo ambiente (local desfavorável)

O vale dos Refains ou vale dos Gigantes foi cenário de diversas batalhas do povo de Deus era um local onde os inimigos encontravam o terreno favorável e dificultava a batalha para Israel, no texto de Cronicas vemos que mesmo após serem vencidos os filisteus voltaram a atacar aquele local.

O inimigo sempre vai voltar a nos atacar nos locais onde de "pensa" que estamos mais fragilizados, sempre vai buscar aproveitar-se de um ambiente desfavorável para tentar nos intimidar mas Deus nos dá uma estratégia poderosa para vencer neste locais onde nossa capacidade as vezes está limitada.

Consultar a Deus - na primeira vitória Davi se refere a batalha dizendo que o Senhor foi como uma enchente que derrubava tudo até encontrar uma brecha. Esta brecha só foi possível porque Davi consultou a Deus, Davi confiou a Deus o momento de ataque e na segunda vez que os Filisteus atacaram aquele local Davi não pensou que poderia atacar sem consultar a Deus só porque já havia tido vitória ali. Reconhecer que o Senhor é o responsável por nossas vitórias nos permite evitar precipitações.

3 - Os ruidos externos e internos.

Os ruídos são as vozes que se levantam a todo tempo dizendo como deveríamos agir ou quando deveríamos batalhar ou que deveríamos desistir. Estes ruídos são internos quando são nossas próprias vozes; as experiências boas e ruins que vivemos fervilham dentro de nós em opiniões que na maioria das vezes não estão alinhadas com a vontade de Deus. Já os ruídos externos são tanto daqueles que desejam nossa vitórias quanto daqueles que querem nos fazer desistir. Precisamos "mutar" estes ruídos como no botão especial dos controles de TVs, aquele botão existe pra que em uma ação rápida possamos dar atenção ao que realmente importa: A voz de Deus

Porisso para vencer esta limitação precisamos aprender a ouvir a voz de Deus, a Bíblia esta recheada de experiências de homens de Deus ouvindo sua voz em meio a tempestades de trovões Deuteronômio 4:36 no meio de um arbusto em chamas Êxodo 3:4 e em 1 Reis 19 12 e 13 vemos que o Profeta Elias sabia reconhecer a voz de Deus pois quando ouviu um murmúrio de uma brisa suave ele cobriu o rosto e saiu da caverna. Mas o que vc precisa realmente saber está em João 10 onde Jesus diz que suas ovelhas ouvem e conhecem sua voz.

Davi fez cessar todo barulho pois precisava ouvir o som de marcha sobre as amoreiras silêncie hoje todo ruído e aprenda a ouvir a voz do bom Pastor. Ele tem a melhor estratégia e já preparou o sucesso da sua vitória.