DISCURSO - DESPEDIDA E AGRADECIMENTO AO DR. LUIZ ROBERTO DE ARAÚJO LEAL, MÉDICO DA COOPERATIVA DE CONSUMO DOS SERVIDORES DO DER-MG LTDA.

Querido Dr. Luiz Roberto de Araújo Leal;

Ilustríssima senhora Antônia Maria dos Reis Lima,

Digníssima Presidente da COOPEDER;

Ilustríssima senhora Maria Betânia Mattos,

Digníssima Gerente Social da COOPEDER;

Caros trabalhadores da COOPEDER;

Distintos colegas do DER-MG e associados da COOPEDER.

Dr. Luiz Leal, quando tomei conhecimento de que o senhor deixaria as funções da Clínica Médica de nossa Cooperativa, fiquei muito triste. Então pensei: após mais de cinquenta e sete anos de sublimes serviços prestados, não poderia passar em branco este momento e deixá-lo ir embora sem dirigir-lhe algumas palavras de carinho e agradecimento, em nome dos associados e seus dependentes. Claro, também, em nome de todos os trabalhadores de nossa querida COOPEDER.

Ao iniciar este pronunciamento vem à minha mente a seguinte frase: “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.” Este é um antigo provérbio chinês. Ele nos mostra que fomos nós os maiores beneficiados por um gesto praticado. Nesse caso, significam o seu compromisso, a sua dedicação e carinho para conosco, durante todos esses anos que se passaram. As marcas de generosidade deixadas pelo senhor, com seu trabalho digno e respeitoso, se encaixam indubitavelmente ao que se afirma no provérbio citado.

Em nossa vida sempre acontecem momentos importantes. No dia primeiro de julho de 1965, o senhor iniciou seus serviços como Médico de nossa Cooperativa, quando ainda funcionava lá no centro da cidade, na Rua da Bahia com Tupinambás. Hoje, 19 de dezembro de 2022, termina mais um ciclo de um dos diversos (ciclos) os quais teve durante sua trajetória de vida. Quanto tempo... Quanto tempo... Foram muitas idas e vindas, muitos caminhos trilhados. Muito sucesso. Muitas vidas preservadas. Atendeu a centenas e mais centenas de trabalhadores rodoviários de Minas Gerais e suas famílias, com atenção, paciência...

As pessoas que entravam em seu consultório não tinham hora marcada para sair. O senhor jamais vigiava os ponteiros do relógio para dar um fim rápido à consulta. Meticulosamente ouvia seus pacientes, prestava atenção às palavras de cada um, anotava no prontuário, ouvia e media a pressão arterial, auscultando o coração e o pulmão e, no, final, após prestar os esclarecimentos necessários, pegava o bloquinho do receituário. Instruía, um com segurança, as condutas indispensáveis para a recuperação e prescrevia os medicamentos que deveríamos tomar.

Ah, uma recordação simples: A pasta preta com objetos que o senhor carregava nas mãos todos os dias ao chegar ao trabalho, nesses anos todos, não pode ser esquecida.

Não foram poucas as vezes que perdi o sono preocupado com algum problema de minha saúde. Ansioso para que o relógio apontasse as sete horas do dia seguinte, ligava para o nosso Posto Médico e pedia para marcar uma consulta com o Dr. Luiz Leal. Não queria outro profissional, pois tinha uma enorme confiança de que seria bem atendido e teria um diagnóstico seguro. Claro que nossa Cooperativa dispõe de muitos outros médicos competentes, cada um em sua especialidade.

Lembro-me de que, em uma de minhas consultas, o senhor declarou para mim que tinha trabalhado como médico no Hospital do Pronto Socorro de Belo Horizonte, durante muitos anos. Logo pensei: salvou inúmeras vidas, pois não lhe faltaram competência e responsabilidade para com o ser humano que, aflito, precisava de urgente socorro de um médico dedicado e competente.

Como todos sabem, mesmo depois de passar por todas as etapas do longo curso de Medicina, da residência e da especialização, o médico continua a estudar. Para ser um bom profissional, é necessário ter dedicação e se manter sempre atualizado e atento às evidências científicas que norteiam a conduta médica. Não foi difícil perceber que o senhor sempre se manteve atualizado e conhecedor dos avanços da medicina.

Finalizando, querido Dr. Luiz, queira, pois, receber nossa gratidão por tudo que fez pela COOPEDER, seus associados e dependentes. Saiba que o senhor foi muito importante para nós.

Despedimo-nos com carinho e afeto, desejando-lhe muitas felicidades e vida longa, cheia das bênçãos do Pai Celestial.

Belo Horizonte,19 dezembro de 2022.

Luiz Gonzaga Pereira de Souza

SERVIDOR APOSENTADO DO DER-MG

luizgpsouza@gmail.com - Celular: 31-98743 - 9351

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 19/12/2022
Reeditado em 27/08/2023
Código do texto: T7675478
Classificação de conteúdo: seguro