QUE SE DIZ DE UM SAFADO?

QUE SE DIZ DE UM SAFADO?

A contragosto, mas, indignado, envergonhado, escandalizado, e tudo que se possa imaginar de uma pessoa, ou porque não, de tantas pessoas – aquelas que desse adjetivo chulo, faz dele sua identidade, arranca aplausos e muito dinheiro. E quando se diz: “safadão”, certo como a própria língua portuguesa, o plural da palavra, adjetiva em grau máximo a desqualificação e impropriedade, tanto para um cantor quanto para quem o aplaude. É bem verdade que, algumas palavras se transformam em símbolos, e mesmo identidade, como no caso “safadão”. A partir daí a cegueira de tanta gente que brinca e se alegra “inocentemente”, ou não, dando nenhuma importância ao significado da palavra. Nossa indignação é feita uma vez que o cantor assim conhecido como Wesley Safadão, postou um vídeo em que dançando ao som de sua nova música com sua filha de apenas oito anos de idade, fazendo gestos e movimentos sexuais. O single Macetando foi interpretado por pai e filha sendo divulgado nas redes sociais do cantor, numa demonstração erótica infantil, fato que tem produzido o repúdio de muito em todo o Brasil. Que dizer de um safado? Consultado o Dicionário Online de Português, se diz: “adjetivo – que age de maneira descarada; sem vergonha; repleto de descaramento; descarado, desavergonhado. Que prefere levar a vida de maneira libertina, devassa; obsceno. Que se apagou, deixou de estar nítido; desbotado. Que se afastou do perigo; salvo.” Assim, num momento em que se combate ferrenhamente a pedofilia, quando se tem centenas de casos de meninas de tenra idade se engravidando, intensificando os casos de aborto de forma violenta e cruel. Não se pode negar que, muitos, às custas de suas gracinhas, sem nenhuma graça, escrevem músicas sem qualquer poesia romântica que motive e pregue a moral. Na verdade, grande parte das músicas sertanejas, começam na cama e com adjetivos desavergonhados, porém cantado por adultos e crianças como se nada dissessem. Escrevo a contragosto, até por correr o risco de ser considerado arcaico ou muito conservador. Não! Não se trata de apenas um protesto, mas chamar a atenção de quem de direito tem o dever de cuidar da moralidade e do cumprimento das leis que protegem as nossas crianças. Desta forma, para não gastar palavras em vão, poluir a nossa mente, sugerimos que, se alguém acha essa atitude do cantor como coisa normal, gaste algum tempo na leitura dos adjetivos apontados pelo Dicionário Oxford: se diz de safado: “gasto ou inutilizado pelo uso. Que se perdeu a nitidez; apagado, desbotado. E semelhantes: devasso, furioso, gasto, trapaceiro, travesso, alegre, bandalho, cínico, corrupto, cúpido, degenerado, depravado, desavergonhado, descarado, despudorado, desregrado, dissipado, dissoluto, imoral, impudico, inconveniente, indecente, indecoroso, lascivo, libertino, libidinoso, lúbrico, obsceno, perdido, pervertido, pornográfico, sem-vergonha, sórdido, voluptuoso, abespinhado, agastado, agudo, apoplético, assomado, atrabiliário, azougado, bravo, colérico, embravecido, encolerizado, enfurecido, enraivecido, exasperado, fulo, indignado, iracundo, irado, irascível, raivoso, revolto, acabado, batido, desgastado, puído, surrado, usado, velho, despesa, argamandel, bilontra, burlador, burlão, caloteiro, cambalacheiro, desonesto, escroque, esperto, falcatrueiro, intrujão, ludibriador, pandilha, patife, pilantra, solerte, trambiqueiro, trapaçador, trapaceador, trapacento, tratante, velhaco, vigarista, enganador, espertalhão. Fica aí o nosso protesto pela atitude do cantor em expor sua filha, uma criança, ao erotismo – mal exemplo de um pai inconsequente e que por certo, de nada aprendeu sobre a instrução moral e espiritual que a leitura bíblia ensina a todos os cristãos: “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Boa oportunidade de arranjar um novo nome e pedir perdão às famílias brasileiras.

01-08-2022