Tanto faz como tanto fez

Tanto faz como tanto fez

(Samuel da Mata)

Não é verdade

O tanto faz é um sonho, uma ilusão quase sempre utópica e eivada por outros sentimentos nada nobres como a cobiça e a falsidade.

O tanto fez tem história, tem cerne e tem testemunhas oculares de sua competência e disposição.  A realização não o deixa passar por blefe de um ilusionista ou mentiroso. Seu pódio pode não ser reluzente mas sua estrutura é de bronze e aço inox.

Paradoxalmente, o tanto faz é mais querido que o tanto fez.  O tanto fez é chato, comedido, repetitivo e observador. Já o tanto faz é garboso, festivo, risonho e detesta a moderação. À luz do que nada faz tudo é possível de se alcançar sem esforço ou empenho.

Viveciamos uma geração que despreza os velhos em detrimento ao culto aos boçais  e fanfarrões.  Não que a experiência não fale ou grite, às vezes até com alarido, é que a estupidez é surda, arrogante e inconsequente.  Os desastres se sucedem continuamente, mas a ninguém interessa registrá-los. Os tanto faz  somem logo, mas há uma multidão de imbecis a suscede-los.  Já os tanto fez são raros e preciosos, mas poucos se dispõem a garimpá-los. 

 

Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 05/03/2022
Código do texto: T7465547
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.