COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS CONCLUINTES DE 1997 DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SOUSA

COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS CONCLUINTES DE 1997 DA EAFS

CAROS PARANINFADOS,

A educação é o mais desafiador de nossos problemas. Alegra-nos ver hoje a escola repleta comemorando festivamente e com chuva, mais uma colação de grau.

Esta turma pequena na quantidade, mas tão bem representada qualitativamente ingressou e está saindo hoje da nossa Escola coincidentemente no período em que estamos passando por profundas modificações no nosso ensino. A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1.996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, dispõe de artigos e parágrafos que tratam do preparo do estudante para o exercício de Profissões Técnicas, originando consequentemente o Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997, que tem dentre outros objetivos o de promover a transição entre a Escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos para o exercício da cidadania. Apenas a título de informação, a partir de agora nós que compomos o sistema de Educação Profissional do país, temos que estreitarmos ainda mais o nosso relacionamento com o setor produtivo. Esta reforma permitirá com certeza a volta de vocês concluintes, em outras oportunidades, para nossa Escola, daí, não querer dar a esta solenidade o caráter de despedida.

Três anos se passaram. Espero que aqui, vocês tenham encontrado ambiente para receber cultura intelectual, onde puderam estar ligados na realidade que está a nossa volta. Onde todos possam Ter adquirido conhecimento e senso crítico, que os alunos ajudem na realização pessoal e social de cada um.

Aqui procuramos valorizar muito a formação de cidadãos felizes e úteis a sociedade, gente da melhor qualidade, cheia de ação, de coração e de visão. Estamos, pois, felizes, uma vez que não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos a alegria aos outros e sentimos estampado no posto juvenil de cada um de vocês nesta alegria incontida que deve e merece ser compartilhada com as suas famílias, especificamente pais e por extensão a todos que os rodeiam.

Encerrando gostaria de agradecer sensibilizado e emocionado a homenagem prestada com a escolha do meu nome para paraninfá-los, e gostaria de alertá-los para o mundo de competição que haverão de encontrar pela frente. Necessário se faz equilíbrio, compreensão e sensibilidade, por isso se esforcem para, mesmo caminhando celeremente em busca da estabilidade e do sucesso na vida, não deixem de olhar para traz com espírito de perdão, para baixo com compaixão, para cima com gratidão e para frente com esperança.

MUITO OBRIGADO.

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 06/10/2021
Código do texto: T7357835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.