Homenagem ao meu querido ex professor Samuel Degtiar

Tenho a sensação de que em seus quarenta anos, tudo foi vivido com intensidade. O que sinto é que o Sam está vivo dentro de cada um de nós, em cada lembrança, ensinamento, em casa sorriso dos alunos que o conheceram. Ele nos deixou uma energia tão linda e tão mágica, que é impossível imaginar que esteja longe. Todas as pessoas com quem conversei diziam a mesma coisa: ele era luz, era esperança e era inspiração!! Existem pessoas que brilham e nos fazem acreditar que a vida é uma viagem alegre. Estamos todos de passagem e aprendendo um com o outro a cada dia.

Sam, você significou demais pois acreditou em cada aluno seu, se dedicou imensamente a todos e fez parte das nossas vidas. Ainda lembro da primeira vez que eu e minha irmã o vimos no palco do curso e colégio Dinâmico. Em 2005, você nos olhou diretamente nos olhos com aquele brilho único e toda sua forma irreverente de lecionar e iniciou a matéria que tínhamos dificuldade, que era a física. De repente, tudo ficou mais claro e começou a fazer sentido dentro da gente. Desde então, nossa ligação se estendeu e viramos amigos. Começamos a compartilhar exercícios e você sempre disposto a tirar dúvidas na maior humildade. Deus te deu esse dom e fez com que não desistíssemos na dificuldade. "Força e garra na universidade" foi o que aconselhou!!. A tão sonhada vaga na UTFPR foi conquistada com muito esforço e dedicação e você sempre acreditou em nossa capacidade. Estava ali para nós motivar com palavras positivas e ensinar a " resistir um pouco mais". Somos sortudos de ter convivido com um homem incrível que fez a diferença na vida de milhares de alunos. Um professor que não media esforços, que viajava horas por várias cidades do Paraná para lecionar, para acompanhar seus alunos. Que lutava pela educação como quem luta pela própria vida.

Toda homenagem e palavras parecem não expressar ainda tudo que mereceu e a gratidão que sentimos por ter feito parte de nossas vidas.

Não foram só as fórmulas de física. Foi o exemplo, a simplicidade, a determinação, o comprometimento. Sem palavras para descrever o que significou. Posso dizer que foi um grande mestre inspirador e que se eu resisti até aqui, devo em grande parte a você.

Nossa amizade foi uma das coisas mais lindas que aconteceu em minha vida, principalmente por ter transformado minha forma de pensar em relação a muita coisa. Gratidão por tudo que fez por nós! Certamente o céu ganhou uma estrela linda que vai olhar por todos nós. Você soube cumprir com dignidade, sabedoria e humilde sua missão na Terra. Nós te amamos pra sempre. Amigo e querido ex professor, descanse em paz. Fica com Deus.