VIDA: MANUAL DE INSTRUÇÕES

Olá caro leitor, antes de pretensiosamente dar “dicas” de vida, indago-o: Com quantas metáforas conseguiu ser feliz? Ou então: Quantas frases encorajadoras considerou clichê?

As minhas respostas: Com quase todas metáforas e praticamente todas frases lidas e ouvidas até pouco tempo foram desmerecidas por mim. Agora que já sentiu o teor da discussão, saiba que lerá chavões, talvez algumas analogias e todo o rol de auto ajuda sentenciada pelos cantos. Entretanto, como pretendo fazer alguma diferença, tentarei fundir pensamentos próprios com alguns popularmente assentados em uma espécie de amálgama. A despeito de ter considerado uma ideia original vomitar a vocês o que já ouviram e cutucando-os ao afirmar que não prestaram atenção até hoje, estou ciente de que fracassarei impudicamente, pois ninguém conseguiu até hoje ensinar a viver. Agora enxergo tal trabalho como impossível já que é uma virtude saber ser feliz e como todas elas, ou são inatas ou adquiridas sozinhas.

Pessoas felizes não conseguem ensinar seu segredo justamente por não tê-lo. Aprenderam essa tecnologia de alguma maneira que não conseguem explicar, precedida por um estalo que não se recordam para poder repassar. Como eu recordo de algumas medidas e mudanças que melhoraram a minha vida, justamente por ser recente, listarei abaixo no formato de postulados, alguns conselhos que foram-me úteis:

1. Seja sempre a pessoa que quer ser. Jamais transfira a regência de sua vida a terceiros. Muitos cruzam sua vida, poucos permanecem nela, basta lembrar quantos melhores amigos teve.

2. Opte pelo caminho da minoria, pois se ninguém vai por ele deve ser bom. Pedregoso e espinhento, dará a você um destino muito mais prazeroso.

3. Aprenda a diferenciar conselho de palpite e não encare o primeiro como absoluto ou correto.

4. Use mais vírgulas do que pontos finais e se necessário for, apague e corrija-os. Borracha serve para isso.

5. Separe entre seus colegas os quais dará peso a opinião baseado nas atitudes que eles tomam.

6. Ao conflitar com alguma pessoa vil e má, exerça seu direito humano de desrespeitá-la. Tal atitude não o rebaixará e sim o tornará um herói.

7. Jamais transfira ao próximo seus desmazelos, pois eles existirão sim e precisa ser digno para pagar o preço sozinho.

8. Cédulas de dinheiro são papéis e por isso rasgam-se facilmente. Não corra atrás delas e busque a excelência. Como sempre haverá espaço na vida para os excelentes, os cifrões virão após o sucesso. Nunca esqueça essa ordem!!!

9. Seja o exemplo daquilo que prega. De nada vale criticar a idoneidade alheia se não demonstrar a sua.

10. Quando deparar-se com escolhas profissionais, escolha ser feliz. Somente será diferenciado fazendo o que ama e por amar seu trabalho, o verbo do labor será “regalar”, “deleitar”.

11. Repense se a famosa qualidade de vida tanto buscada é trabalhar pouco ou se é trabalhar feliz.

12. Revés serve para aprender e não para desistir. Não é na queda que a água gera energia?

13. “Se quer algo arruma um meio, se não quer, arruma uma desculpa”. Assuma a culpa do seu fracasso e entenda que não há nada que não possa conseguir.

14. Use mais a frase: “Eu não sei” do que “Eu sei”.

15. Pare imediatamente de negar elogios e comece a criticar críticas. Isso não é intransigência, isso é razão.

16. Não desconforte-se ao aceitar um agrado sem negá-lo, pois sei que faz isso por temer a imagem de presunçoso que seu benfeitor terá de você. Entenda que quem o agrada esperando a negação certamente necessita rebaixar alguém para parecer maior, portanto releia o item 5.

17. Descubra que ambição não é ganância e que a primeira é necessária para evitar a perigosa zona de conforto.

18. Ao tomar uma decisão importante sobre sua vida profissional, tente lembrar se está condizente com aquilo que pensava ao desejar essa profissão.

19. Não ache que toda regra é certa, pois um colega a criou e colegas erram. Não arredonde porque todos arredondam e pare no número 19 assim como parei, simplesmente por não ter vindo o 20 na cabeça.

Essas foram atitudes que tomei ou estou tomando e não me arrependi. Certamente o leitor já as conhece, provavelmente um dia achou bonito o que ouviu e sei que não desdenhou a sentença. Apenas não descobriu que desdenhou a si próprio por não colocar em prática dicas assim, claras, fáceis (são mesmo), repetidas há anos e lidas por bilhões, mas incompreendidas por quase todos. Se esse foi seu estalo, esforce-se para lembrar dele quando for feliz e um amigo solicitar a receita. Diga que não há, acalme-o e oriente procurar seu estalo. Quanto às frases? Dê algumas para ele ler...

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 10/05/2016
Código do texto: T5630870
Classificação de conteúdo: seguro