Quando a corrupção começa, quando ela termina

Longe de mim defender um governo corrupto, onde as vantagens próprias e os programas compra votos são observados como heroísmo para alguns, mas a corrupção não começa no governo, governo é só um meio para o corrupto, como muitos outros que utilizamos no dia a dia, e se observarmos bem, quem sabe descobrimos que já fomos corruptos e por ser uma corrupção insignificante achamos que não vai refletir, mas reflete, e essa reflexão leva a corrupções cada vez maiores, mas só enxergamos aquilo que está a nossa frente, jamais aquilo que participamos com um envolvimento direto, somos corruptos quando compramos a atenção de alguém com promessas que não vamos cumprir, nem temos interesse, somos corruptos quando percebemos o troco errado a nosso favor e não avisamos para que a outra pessoa não se prejudique, somos corruptos quando passamos uma conversa no guarda de transito para aliviar aquela multinha que foi uma bobeira, mas uma bobeira que poderia custar a vida de alguém, e se custasse ainda assim eu seria corrupto a ponto de dizer que não tive culpa pra escapar da justiça, somos corruptos quando andamos de bicicleta na calçada onde existe uma ciclovia, quando a pé eu não ando pelas calçadas mas pela ciclovia ou pela estrada, somos corruptos quando posso invadir com meu veículo a calçada, a ciclovia ou o acostamento, quando avanço o sinal com a desculpa de não ser assaltado, somos corruptos quando colocamos o celular na soneca de manhã cedo para dormir um pouco mais e depois ameaçar os outros no transito porque estou atrasado, somos corruptos quando furamos as filas da vida por se achar no direito, levar uma criança propositalmente na fila da lotérica para poder ser atendido rapidamente sem ter necessidade disso, somos corruptos quando podemos pagar uma creche particular para nossos filhos para não tirar a vaga de quem precisa, quando digo que é só um minutinho na vaga do idoso ou do deficiente, somos corruptos quando ensinamos aos nossos filhos a fazer as coisas por meio de vantagens, quando extorquimos nossos pais por mero prazer, somos corruptos quando perguntamos a uma autoridade ou a quem quer que seja se sabe com quem está falando, e assim poderíamos, passar uma vida falando do quanto somos corruptos, e ai nossa corrupção vai ficando escondida, camuflada por de trás de um governo que aprendeu direitinho a lição no pais dos jeitinhos, longe de mim defender um governo corrupto, mas ainda mais longe de mim defender quem defende os jeitinhos que nos corrompem no dia a dia.

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 23/03/2016
Reeditado em 06/04/2016
Código do texto: T5582222
Classificação de conteúdo: seguro