NOVAMENTE MACAU

NOVAMENTE MACAU

Novamente Macau está em período de eleições e "nadando como nunca em mares de lama". Bom, já é muito antiga esta história de se reclamar dos políticos: coisa dos tempos de meu avô. E isto tende a piorar, seja pelo cinismo, sejam pelos mais criativos métodos possíveis de roubalheiras e falcatruas. Mas não vou encher ninguém descrevendo coisas óbvias que todos estão cansados de ver na TV, rádio e jornais. O que tenho a dizer é que ou tomamos jeito ou vamos "parar no buraco de vez", já que acredito naquela teoria de que só chegando ao fundo do poço para as coisas melhorarem.

Bom, uma coisa interessante é ter em mãos uma pesquisa feita pelos Institutos de Pesquisas do Rio Grande do Norte. Onde cada pesquisa encomendada beneficia cada contratante. Realmente a pesquisa é um "tapa na cara" de qualquer um, seja pelo fato de revelar o quão intolerante são todos os políticos, quando pensar que todo eleitor é burro e não percebe essas artimanhas. E além de nos fazer perceber que em nossa vida outras pequenas ilicitudes que realizamos todos os dias não deixam de ser tão diferentes das dos políticos, talvez diferindo apenas na quantidade de dinheiro, vantagens ou poder envolvido.

Será que se estivéssemos nos lugares deles não faríamos a mesma coisa. Ou seja, o importante é se dar bem em detrimento "do outro". Ora, mas então as nossas representações lá na Câmara e na Prefeitura não são simples reflexos de nossa população? A corrupção é um ser "vivo" e presente em nossa população ou é um desvio provocado pelo caráter? Bom, se olharmos bem talvez chegue a esta conclusão.

E o que nos resta então, sentar e chorar? Bom, ainda bem que existem pessoas que não pensam assim e desejam dar sua contribuição. Desta forma, é através deste texto que peço encarecidamente que ao votar PENSEM em quem votar, pesquisem e fiquem de olho em seu candidato.

Mas daí você me perguntaria: "Ah! Mas é muito difícil ir atrás destas informações, não tenho tempo!" Mas a mágica Internet pode-nos ajuda neste quesito agora. Um exemplo é o "Projeto Excelências", da transparência Brasil, que traz em seu site http://perfil.transparencia.org.br/ a "ficha corrida" de todos os políticos de vários estados do Brasil. Um ótimo começo para a escolha de seu candidato.

Muitos analistas temem pela renovação do quadro político, acredita que uma grande renovação política poderia trazer junto inúmeras pessoas ligadas ao crime ou a organizações criminosas, o que seria um desastre ainda maior, mas será que eles já não estão infiltrados na política?

Há debates negligenciados como a questão da ecologia, que passa muito ao largo, tema de segunda categoria para a classe política, mas que já nos afeta, principalmente com a questão das mudanças climáticas, ou você acha que este aumento da temperatura em pleno inverno é algo absolutamente normal?

Bom, aproveito para concluir falando um pouco sobre o voto nulo, que tem trazido muita dúvida a boa parte dos eleitores. Os votos nulos e brancos são retirados da contagem final, ou seja, se todos os eleitores da nossa cidade votarem nulo e apenas um eleitor votar em um candidato, este estará eleito! Porém é claro que isto é uma exemplificação e mesmo se algo do tipo ocorresse, ou mesmo um grande percentual anulasse seu voto, seria uma situação que geraria grande debate nacional, questionamentos e contestações jurídicas, em resumo não seria tão tranquila assim a situação.

Apesar de muitos terem verdadeira ojeriza pelo voto nulo, este é também uma opção, uma escolha perfeitamente válida e democrática. O voto nulo representa a idéia de que nenhum dos atuais candidatos possui as características que você procura em seu representante (e como já somos obrigados a votar não é possível que tenhamos de ser obrigados também a votar em alguém que não desejamos) e é perfeitamente possível votar desta maneira, bastando apertar na urna eletrônica um número de candidato que não existe. Geralmente uma sequência de noves é o suficiente.

Informe-se, Macau, discuta e vote!

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 01/03/2012
Código do texto: T3529763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.