MINHA VIDA,MEU PROBLEMA, NOSSA SOLUÇÃO!

MEU PROBLEMA, NOSSA SOLUÇÃO"

Depois de ser agraciada com a cura do câncer e consequentemente com uma nova vida, recebi de Deus uma missão a cumprir enquanto aqui estiver: ajudar mulheres a superarem a doença por meio de reuniões e palestras, mas abordarei a minha própria luta contra a doença.

Contando com o apoio do doutor Marcelo Batista Pimenta (mastologista), do Hospital Biocor em Nova Lima, MG, e da doutora Nedda Maria Vasconcelos Novais(oncologista), do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, pretendo publicar um livro, onde conto minha hitória de vida na luta contra a doença e que será de suma importância, não só para as mulheres, mas também aos familiares, pois relata sobre a prevenção e o tratamento do câncer.

Foi pensando nisto que eu, Maria Sebastiana Costa (Tina poeta), enquanto fazia o tratamento, escrevi tudo o que se passava durante minha trajetória e tratamento, depois que resolvi obedecer as recomendações dos médicos.

O livro “Minha vida, meu problema, nossa solução” é, para mim, uma conscientização para prevenção do câncer de mama. Ao longo dos anos é grande o número de mulheres vitimas do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres no Brasil. A cada ano, cerca de mais de 20% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.

Quando eu recebi o diagnóstico da doença, achei que estava com o atestado de óbito na mão e que teria pouco tempo de vida. Não queria morrer enquanto não visse o livro pronto e busquei forças em Deus para seguir uma determinação

que tracei para minha vida: vencer a doença, enfrentando com garra o tratamento.

Milhares e milhares de mulheres precisam ouvir e sentir algo de bom, como, por exemplo, um abraço fraterno, nem sempre encontrado nas próprias famílias, que, às vezes, se distanciam nesse momento tão difícil.

Quando a pessoa é diagnosticada com câncer, ela precisa saber de duas coisas antes de dar início à saga contra a doença: a primeira é saber que o câncer não é uma doença incurável, a não ser que alcance uma proporção tão grande que não tenha mais possibilidade de cura; a segunda é que cada câncer é um câncer, cada pessoa é uma pessoa e cada uma tem um tratamento individualizado.

Tudo isso seria bem mais fácil de entender, se conseguíssemos nos colocar dentro do problema por cinco minutos. Sabendo que você tem um câncer, carregando todo o tabu da doença que você ouviu falar desde criança, vivendo em cima do muro entre a vida e incômoda doença, você tem que se fortalecer em seu interior.

Ao contar minha história neste livro, penso em alertar as mulheres a respeito do problema para que as mesmas possam, então, se prevenir, antes da doença começar, e se tratar, quando o caso, sem medo, mesmo que a doença ainda esteja no começo ou já tenha avançado um pouco.

Com este livro publicado, o levarei a várias reuniões nas Escolas, Igrejas ou em qualquer lugar público, a fim de passar detalhes positivos sobre a prevenção e o tratamento, tendo como finalidade aconselhar e apoiar não só a estas mulheres portadoras do câncer de mama, mas também seus familiares, sobre como agir em casos assim.

TINA POETA

Tina poeta
Enviado por Tina poeta em 14/12/2010
Reeditado em 23/02/2011
Código do texto: T2671020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.