Discurso Formatura de Oficiais do CBA- Turma 2004/2005

Aos concluirmos esta etapa da caminhada de nossa vida funcional, é chegado o momento de refletirmos e termos em mente a dimensão de tão importante passo dado para alcançar os objetivos traçados.

Como seres pensantes e inseridos no contexto da sociedade, enquanto cidadãos e policiais militares é mister que saibamos, que na dinâmica da vida, o mundo se transforma a cada instante, e quem não estiver preparado para isto sucumbirá no vazio escuro da ignorância, despreparo e comodismo.

Somos do tamanho de nossos sonhos, e sonhar é fazer; os planos são feitos e refeitos, mas os sonhos devem ser sempre e cada vez mais realizados.

Quando se é lançado ao desafio caminho espinhoso precisa ser calcado passo-a-passo: se a higidez física, as vezes, é claudicante, a jovialidade de espirito é compensadora, e a experiência de quem possui nos sulcos das mãos e rostos, arraigado o mais puro sentimento brigadiano, isso é o bálsamo e a certeza que as pedras do caminho, são meros obstáculos a serem vencidos, para os que sabem para onde marcham, sem nunca perder o foco de seu destino.

Viemos dos mais diversos rincões dos Estado, trazendo mochilas de esperanças, e o brilho nos olhos que somente os vencedores possuem, tivermos perdas nos caminho, em vista do fatalismo da vida, e quem teve sua caminhada interrompida pelos desígnios de um ser maior, terá sempre lugar nos nossos corações, e tocaremos nos escaninhos da mente um silêncio eterno com o clarim d' alma.

Agradecemos ao ser de luz que iluminou nosso caminho, Arquiteto dessa transformação, e nesse sincretismo de credos, convergindo para que a fé sempre falasse mais alto e fosse o porto seguro nas horas de dificuldade e dor.

Aos Pais que ao assumirem a responsabilidade de gerar novas vidas, regar e cuidar dos reveses da vida, seçao também atores dessa transformação, e ao término dessa jornada, queremos com simplicidade de filhos retribuir singelamente, este Amor.

Aos colegas, todos nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho , é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passos e mudar de curso, cada pessoa que passa em nossa vida é única, deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Até sempre, e a certeza do reencontro eterno.

Aos Instrutores e professores, nosso agradecimento e profundo respeito, àqueles que na medida de nossa capacidade e potencialidade nos auxiliaram na busca de conhecimentos e realizações, somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.

Aos Familiares, quantas lágrimas sufocadas em silêncio, quantas queixas, sofrimentos e desânimo. E nesses momentos, suas palavras, colo e ombro amigos, foram o barco que nos reconduziu de volta ao caminho para que a vitória fosse descortinada diante de nossas vistas.

Por fim , queremos deixar uma mensagem de esperança e fé : " Não esbraveje diante das trevas, procure acender uma luz", e lembrem sempre que existem pessoas que lutam um dia e são boas, existem pessoas que lutam um ano são muito boas, existem pessoas que lutam vários anos e são melhores, mas há aquelas que lutam toda uma vida, estas são imprescindíveis.

JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES
Enviado por JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES em 20/07/2006
Código do texto: T198409
Classificação de conteúdo: seguro