EVOLUÇÃO MATERIAL X EVOLUÇÃO ESPIRITUAL...

Inicialmente lembramos que, a evolução de que falamos não significa a questão da evolução das espécies;

antes queremos abordar a questão do progresso da ciência e tecnologia.

Considerando–se o que está diante de nossos próprios olhos, em termos de desenvolvimento científico e tecnológico, a evolução material é uma realidade palpável e, conforme os especialistas

o homem estaria em constante processo de evolução - o que não significa que a humanidade como um todo seja beneficiada (democraticamente) com os resultados práticos dessa evolução.

O avanço e progresso da ciência e da tecnologia (atual) é fruto dessa evolução.

Existe informações bibliográficas (e na mídia) concernentes ao assunto, as quais se encontram ao alcance de todos que desejem verificar o que acaba de ser afirmado.

Contudo, a evolução material não acontece de forma contínua; Antes, tem acontecido em diferentes níveis ou estágios e lugares; fazendo com que, por um lado, em alguns lugares o desenvolvimento tenha ou esteja alcançado níveis de progresso inimagináveis;

ao mesmo tempo que, em determinados lugares, é como se o nível de desenvolvimento ainda estivesse nos primeiros estágios.

A evolução espiritual do homem, por sua vez, é algo mais complexo: Não acontece em sintonia com a evolução material. Havendo casos que é possível acreditar:

a evolução material tem sido diretamente proporcional à involução espiritual – regressão espiritual da espécie humana a um estágio inferior.

O mundo inteiro tem sido beneficiado com a evolução material, independente de correntes ideológicas.

Os frutos do avanço científico e tecnológico facilitam a vida das comunidades tanto de grande, quanto de médio e pequeno porte. Infelizmente, o mesmo não tem acontecido em relação a evolução espiritual (mental) da raça humana;

Quase sempre, por causa da ingerência religiosa que, muitas vezes, está alicerçada em padrões contrários ao que foi estabelecido na Bíblia...

Levando-nos a crer que - pela lógica, a evolução espiritual possibilitaria um elevado grau de desenvolvimento da mente que comandaria a evolução material.

Infelizmente, na prática, tem acontecido o inverso.

Considerando-se o contexto em derredor, a organização social, etc.; Somos obrigados a reconhecer que faz sentido a afirmação segundo a qual:

“A religião é o ópio do povo” (Karl Marx).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/04/2009
Reeditado em 24/04/2009
Código do texto: T1557851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.